Ter. Jun 10th, 2025

El Barcelona, con todo a Milán, incluido Lewandowski

Lewandowski está de volta. Começa uma semana crucial para o Barcelona, e Hansi Flick está plenamente ciente disso. Com isso em mente, acabaram-se as pausas e as rotações constantes. Com a Champions e a LaLiga em jogo, o treinador alemão, assim como os seus jogadores, preparam-se para as duas datas marcadas a vermelho no calendário da equipa culé. A primeira, o jogo da volta da Champions. Uma final antecipada para a qual Robert Lewandowski se juntou à última hora. O polaco, com uma lesão muscular nas últimas semanas, acelerou o processo de recuperação para chegar em plenas condições aos dois encontros que podem marcar a temporada. Para já, o primeiro passo está conseguido: entrar na convocatória.

Lewandowski está de volta

Esta tem sido a grande notícia no universo culé na véspera de uma noite que pode ser histórica para a equipa catalã. Após 10 anos, os comandados de Flick estão a 90 minutos de regressar a uma final da Champions. A última foi em 2014/15, quando a equipa de Luis Enrique, ainda com Messi, Suárez e Neymar, venceu a Juve numa final que significou o triplete azulgrana, o segundo da sua história. Agora, a história pode repetir-se de novo. Com a Taça no bolso e com a LaLiga ao alcance da mão, tudo passa por este encontro. Por isso, ninguém duvida que Lewandowski fará parte do jogo, embora reste saber se será desde o início ou, pelo contrário, terá de esperar no banco a sua vez para a segunda parte.

O receio: a falta de ritmo do polaco. Aos 36 anos, veremos como este período sem minutos o pode afetar. O avançado lesionou-se no passado dia 19 de abril contra o Celta, no que foi o encontro prévio à final da Taça. Após a confirmação da sua rotura, Robert perdeu quatro jogos. Dois da Liga, a final da Copa del Rey e a primeira mão da Champions contra o Inter. Contra a equipa italiana, essa série de quatro encontros será interrompida, embora veremos a importância que terá no jogo. Em qualquer caso, Ferrán volta a ser uma opção muito importante juntamente com Raphinha e Lamine. Prova disso, o jogo da primeira mão, em que os três marcaram.

Uma convocatória sem Ter Stegen

Flick já tinha avisado e assim cumpriu. Apesar de a lesão de Ter Stegen estar praticamente esquecida, o seu compatriota no banco quer ir com muita calma com ele. Apesar da sua titularidade contra o Valladolid, em que teve uma atuação sensacional apesar do golo sofrido, Flick avisou que não seria opção nem amanhã contra o Inter nem contra o Real Madrid no próximo domingo. Espera-se, no entanto, que regresse em algum jogo da Liga. De facto, nem sequer entrou na convocatória.

Quem também não estará será Alejandro Balde. O lateral, ainda lesionado, não chegou a tempo para o período decisivo e a sua presença está descartada não só amanhã, mas também no Clássico. Marc Bernal, Marc Casadó, Jules Koundé e Pablo Torre também serão baixa.

O Barcelona, contra a história

Após uma década cinzenta na Europa, parece que pode chegar a redenção para a equipa azulgrana. Com tropeços históricos como os de Roma, Anfield ou Turim, o Barcelona está perante a sua grande oportunidade de deixar para trás essas datas negras na história recente da equipa culé. No entanto, terá pela frente uma equipa que já sabe o que é ganhar um triplete após eliminar o FC Barcelona. Em 2009/2010, os nerazzurri fizeram valer o resultado da primeira mão para aguentar em Barcelona e apurar-se para uma final que acabaram por vencer no Santiago Bernabéu. Ainda com José Mourinho no banco italiano.

By Tiago Mendonça

Tiago Mendonça vive na agitada Braga, onde mergulha diariamente no mundo do jornalismo desportivo. Com mais de 15 anos de experiência na cobertura de eventos desportivos em Portugal, desenvolveu um interesse particular pelo futebol e andebol, os dois desportos mais populares do país. Os seus artigos analíticos sobre previsões para jogos da Primeira Liga são regularmente publicados nas principais revistas desportivas. Tiago é conhecido pela sua capacidade de prever com precisão os resultados dos jogos, baseando-se numa análise detalhada de estatísticas e da forma atual das equipas. Além disso, apresenta um podcast popular sobre apostas desportivas, onde partilha informações privilegiadas e conselhos profissionais.

Related Post