A Espanha tem a possibilidade de qualificar até cinco equipes para a próxima edição da UEFA Champions League. O ranking da UEFA, que será finalizado ao término da temporada atual, será decisivo para determinar quais ligas europeias garantirão uma quinta vaga na principal competição de clubes, e um total de oito vagas em todas as competições da UEFA.
O excelente desempenho dos clubes espanhóis nas competições europeias, somado aos resultados menos favoráveis dos conjuntos italianos, tem impulsionado a Espanha à frente da Itália no ranking da UEFA. As duas primeiras federações no ranking desfrutam do privilégio de classificar cinco equipes para a Champions League, duas para a Europa League e uma para a Conference League. Dessa forma, caso a Espanha mantenha ou consolide sua posição acima da Itália, o campeonato nacional poderá enviar um representante adicional à Liga dos Campeões.
Ranking Atual da UEFA (Top 5):
- Inglaterra: 24.250 pontos
- Espanha: 21.678 pontos
- Itália: 19.937 pontos
- Alemanha: 17.921 pontos
- Portugal: 16.250 pontos
Entendendo o Coeficiente da UEFA
O ranking da UEFA é construído a partir dos resultados obtidos pelas equipes nas competições europeias. Assim, quanto mais longe os clubes espanhóis chegarem – e quanto mais equipes italianas forem eliminadas, considerando o cenário atual – mais benéfico será para o futebol espanhol. Atualmente, quatro equipes espanholas permanecem ativas: Real Madrid e Barcelona (Champions League), Athletic Club (Europa League) e Betis (Conference League). Girona, Real Sociedad e Atlético de Madrid já foram eliminados.
O coeficiente final de uma temporada é apurado no seu encerramento, somando-se todos os pontos acumulados pelos diferentes clubes de um país/associação nas competições da UEFA. Após obter esse total, o valor é dividido pelo número de clubes daquela associação que participaram das competições da UEFA. Por exemplo, na temporada atual, sete clubes espanhóis competiram na UEFA: Real Madrid, Barcelona, Atlético de Madrid e Girona (Champions League), Athletic Club e Real Sociedad (Europa League), e Betis (Conference League). Ao final da temporada, todos os pontos acumulados por esses clubes serão somados e divididos por sete. Esse será o coeficiente final da Espanha para a temporada 2024/25.
Sistema de Pontuação por Equipe
A UEFA atribui pontos com base nos resultados dos jogos. As pontuações estabelecidas são as seguintes:
- 2 pontos por vitória (1 ponto para jogos de qualificação e play-off)
- 1 ponto por empate (0,5 pontos para jogos de qualificação e play-off)
- 0 pontos por derrota
- 1,5 pontos extra por cada equipe que alcançar as oitavas de final da Champions League
- 1,5 pontos extra por cada equipe que alcançar as quartas de final da Champions League
- 1,5 pontos extra por cada equipe que alcançar as semifinais da Champions League
- 1,5 pontos extra por cada equipe que alcançar a final da Champions League
- 1 ponto extra por cada equipe que alcançar as oitavas de final da Europa League
- 1 ponto extra por cada equipe que alcançar as quartas de final da Europa League
- 1 ponto extra por cada equipe que alcançar as semifinais da Europa League
- 1 ponto extra por cada equipe que alcançar a final da Europa League
- 0,5 pontos extra por cada equipe que alcançar as oitavas de final da Conference League
- 0,5 pontos extra por cada equipe que alcançar as quartas de final da Conference League
- 0,5 pontos extra por cada equipe que alcançar as semifinais da Conference League
- 0,5 pontos extra por cada equipe que alcançar a final da Conference League
Com quatro equipes espanholas ainda em disputa nas competições europeias, é bastante provável que o futebol espanhol consiga a segunda posição no ranking da UEFA e, consequentemente, qualifique cinco clubes para a próxima edição da Champions League.