O RCD Espanyol comunicou oficialmente a saída de Jaume Milà, responsável por “La21”. A decisão de não continuar vinculado à entidade “blanquiazul” foi tomada em comum acordo entre as duas partes. O clube fez questão de expressar o seu agradecimento a Jaume Milà pela sua profissionalismo e dedicação ao longo do tempo que esteve ligado à instituição, desejando-lhe toda a sorte do mundo nos seus futuros projetos e desafios profissionais.
Milà assumiu a função de responsável por “La21” em maio de 2024. A sua chegada ao Espanyol ocorreu alguns meses antes, em março de 2024, com a tarefa inicial de coordenar o departamento de captação de jovens talentos para o futebol de formação do clube.
Conforme já tinha sido noticiado pela nossa redação, chegou-nos a informação de que Milà teria contactado um conhecido clube catalão nas últimas semanas para sondar uma possível transição, especulando-se que esta movimentação estaria relacionada com a tensa relação que mantinha com o diretor desportivo Fran Garagarza. O jornalista Javier de Haro, por sua vez, reforçou esta linha de pensamento, comentando a possibilidade de Garagarza estar a planear uma mudança radical na estrutura do futebol de formação. Esta reestruturação poderia incluir a saída de outras figuras importantes, como o responsável pela metodologia Gerard Bofill e o coordenador adjunto Marc Pinyol, juntamente com a saída agora confirmada do responsável pela base do clube periquito.
Como adiantámos há alguns dias, Gerard Roca surge como o nome mais forte e provável candidato para ser o seu sucessor no comando de “La21”. Gerard Roca é atualmente o coordenador das seleções catalãs de futebol, cargo que ocupa desde setembro de 2024. Além da sua função atual, Roca possui experiência anterior em diferentes papéis e escalões no futebol de formação, tendo trabalhado no Centre d’Esports Sabadell e no CF Damm, o que o credencia para assumir a posição no Espanyol.