Esqueça Szoboszlai: “Monstro” do Liverpool prova ser o próximo Gerrard
No início de novembro, o Liverpool liderava a Premier League, mas o técnico Arne Slot advertiu que haveria “muitos desafios pela frente”. De fato, houve obstáculos, mas o Liverpool jogou como campeão, vencendo de diferentes maneiras, e agora se aproxima da reta final com sete pontos de vantagem sobre o Arsenal, prejudicado por lesões.
O Liverpool e Slot se beneficiaram do brilhantismo de estrelas como Mohamed Salah, cujo desempenho nesta temporada tem sido simplesmente extraordinário. Mas a magia do treinador holandês também pode ser vista nas melhorias de jogadores como Cody Gakpo e Ryan Gravenberch.
No entanto, em Dominik Szoboszlai, os Reds talvez tenham um herói não celebrado que evoluiu tanto quanto seus companheiros. Ele até foi comparado a Steven Gerrard…
As comparações de Szoboszlai com Gerrard
Szoboszlai é o coração pulsante do time de Slot. Existe um ditado no futebol atribuído a Sergio Busquets: “Você assiste ao jogo, não vê Busquets. Você assiste Busquets, vê o jogo inteiro.” Embora Szoboszlai não seja o meio-campista defensivo icônico do Barcelona, a mesma regra se aplica. Ele pode não acumular números impressionantes, mas sua correria incansável e versatilidade no meio-campo servem a um propósito distinto em Anfield.
Um propósito que talvez não pudesse ser replicado por ninguém mais. Dessa forma, ele foi comparado a um ex-meio-campista polivalente chamado Gerrard.
Falando na BBC Radio 5 Live, o comentarista Stephen Warnock disse: “As pernas longas e o padrão de passada, Dominik Szoboszlai tem tantas semelhanças com Steven Gerrard.”
É uma grande afirmação, mas tem fundamento. Segundo o FBref, o capitão húngaro está entre os 8% melhores entre seus pares de posição na Premier League em toques na bola, os 7% melhores em passes completos e os 17% melhores em passes progressivos por 90 minutos.
Szoboszlai tem muita qualidade, mas não é Gerrard. Gerrard personificava todos os aspectos do jogo, algo verdadeiramente único. No entanto, o Liverpool pode ter finalmente encontrado seu sucessor em Virgil van Dijk.
O novo Steven Gerrard do Liverpool
Pode parecer que há uma omissão notável aqui: Jordan Henderson. Sem desmérito ao ex-capitão do Anfield, mas as qualidades de liderança de Van Dijk combinadas com seus dons técnicos de elite o tornam uma versão mais apropriada do lendário jogador do Liverpool.
Klopp se empenhou para contratar a estrela do Southampton durante a janela de transferências do verão de 2017, mas falhou. O Liverpool voltou à carga e, em janeiro de 2018, um acordo recorde mundial (para um defensor) de 75 milhões de libras foi finalizado para a transferência de Van Dijk.
O resto é história. Van Dijk conquistou todos os maiores troféus ao longo de 304 partidas e o fez com o estilo de uma sensação de classe mundial. Na verdade, o comentarista Michael Owen chegou a aclamá-lo como “o melhor zagueiro de todos os tempos”.
Ele agora é capitão da Holanda e do Liverpool, e está em busca de seu segundo título da Premier League. Van Dijk também está na final da Copa da Liga, tendo marcado o gol da vitória na edição do ano passado, enquanto lidera um time do Liverpool que terminou em primeiro na fase de grupos da principal competição de clubes da Europa.
Os múltiplos elementos do futebol do jogador de 33 anos convergem para apresentar um jogador único em uma geração. É por isso que ele está se moldando como o próximo Stevie G do Liverpool, tendo sido aclamado como um jogador “monstruoso” pelo repórter DaveOCKOP.
Até o início da temporada 2025/26, Van Dijk terá 34 anos. No entanto, ele mostra poucos sinais de declínio, com sua longevidade sendo mais uma medida de sua capacidade digna de Gerrard.
Se ele será um jogador do Liverpool nesse momento é uma questão em aberto, mas é evidente que torcedores de perto e de longe ficariam encantados em testemunhar a renovação de seu contrato.
Os fãs estão ansiosos para considerar a janela de transferências do verão de 2023 como o momento decisivo que fomentou um time capaz de conquistar os maiores prêmios nesta temporada.
Deixe esse pensamento de lado. Van Dijk é o líder, o arquiteto, e entrará para a história como um dos maiores jogadores da história do Liverpool. A afiliação (quase) vitalícia de Gerrard com o Liverpool significa que seu legado é quase insuperável, mas Van Dijk é tão bom quanto.
Klopp foi questionado uma vez sobre o legado de Van Dijk. “Eu poderia escrever um livro”, ele respondeu.