Edu deixou o Arsenal, e os Gunners estão prestes a anunciar seu sucessor. Jason Ayto, o diretor esportivo interino, não teve muito sucesso durante o inverno, não contratando ninguém, mas Andrea Berta, ex-Atlético de Madrid, espera ter mais sucesso.
Berta tem um bom histórico, notavelmente sendo o homem que vendeu Antoine Griezmann por mais de £100 milhões. Ele também trouxe jogadores como Luiz Suarez e Julian Alvarez para o Atlético. Sinais promissores para o Arsenal, portanto, que ele pode identificar um bom atacante.
Após outro revés em Old Trafford no domingo, empatando em 1-1 com o Manchester United, esse atacante é certamente necessário.
Por que o Arsenal não venceu contra o Manchester United?
A resposta curta seria a falta de um atacante.
Além da vitória por 7-1 sobre o PSV Eindhoven, o Arsenal pareceu inofensivo no terço final do campo e, honestamente, não se pode culpar muito Mikel Arteta ou seus jogadores.
Prejudicados por lesões nas áreas de ataque e não ajudados pela inatividade da diretoria no mercado de transferências de inverno, não é surpresa que agora estejam 15 pontos atrás do líder da liga, Liverpool.
Eles lutaram para criar chances claras novamente no domingo e, se não fosse por Declan Rice e David Raya, poderia ter sido muito pior.
Rice pareceu um verdadeiro capitão nas últimas semanas e liderou pelo exemplo com uma atuação monstruosa no fim de semana. Ele marcou o gol de empate e fez um desarme salvador como último homem para negar Rasmus Hojlund no final da partida.
Apesar de algumas defesas heróicas de Raya no segundo tempo, negando a Noussair Mazraoui um gol certo com as pernas e depois tirando a bola da linha após um chute de Bruno Fernandes, foi o espanhol quem ainda poderia ter feito melhor.
O Arsenal sofreu alguns erros de arbitragem nesta temporada. Pense no cartão vermelho de Rice contra o Brighton, na decisão do pênalti de William Saliba no jogo reverso e no vermelho de Leandro Trossard contra o Manchester City. No entanto, eles conseguiram marcar um novo item no cartão de bingo neste fim de semana.
Isso porque a barreira estava a 10,2 metros de distância do gol de falta de abertura de Fernandes, não os dez metros normais. Parece pedante, mas esse metro extra poderia ter feito a diferença. Ainda assim, o posicionamento do goleiro foi péssimo, deixando 3/4 do gol abertos para o capitão do United encontrar.
Então, foi um dia ruim para o Arsenal e foi um dia ruim para muitos jogadores. Uma reflexão para Raheem Sterling, no entanto.
Estrela do Arsenal Pode Não Jogar Mais Pelo Clube
A configuração do ataque do Arsenal desde a lesão no tendão de Kai Havertz, que encerrou sua temporada, tem sido certamente interessante.
Tudo começou no King Power Stadium, onde um trio de ataque com Trossard, Ethan Nwaneri e Sterling simplesmente não funcionou.
Merino saiu do banco com um ato de resgate de dois gols e, desde então, não vimos Sterling, menos visto, começar outro jogo pelo Arsenal.
A verdade é que o emprestado do Chelsea terá sorte de começar novamente com as cores do Arsenal, e isso conta contra o PSV na segunda mão na quarta-feira.
Em toda a honestidade, Arteta está melhor escolhendo um jogador da academia para essa partida, ou como fez no domingo, selecionando Kieran Tierney.
O contrato do escocês expira no verão e o clube não o renovará, então diz muito que, com Arteta buscando um gol e uma vitória ontem, ele preferiu Tierney como substituto a Sterling na ala esquerda. Foi uma participação positiva do escocês também, que, em minutos após entrar, criou uma chance de marcar com uma bola brilhante vinda das laterais.
Deve ter sido um golpe nos dentes que, mesmo com o Arsenal lutando para criar chances a partir de seu domínio da posse de bola, ele foi ignorado.
Quando o jogador internacional inglês chegou por empréstimo durante a janela de transferências de verão, ele afirmou que estávamos prestes a ver o melhor dele. Infelizmente, simplesmente não aconteceu para o ex-jogador do Manchester City no norte de Londres.
O Arsenal precisava de um corpo, precisava de profundidade, mas isso foi nada menos que uma contratação fracassada. Talvez a pior de Arteta desde que se tornou o treinador principal.
Sua confiança parece abalada e, como consequência, marcou apenas uma vez em toda a temporada. Isso aconteceu na Carabao Cup, então foi bem sem sentido, para ser honesto.