Qui. Jun 5th, 2025

Estupinan no United: Potencial Melhoria para o Lateral Esquerdo

Com a permanência de Bruno Fernandes confirmada e a chegada de Matheus Cunha, Bryan Mbeumo pode ser o próximo, indicando um futuro potencialmente mais brilhante para o Manchester United.

No entanto, os adeptos dos Red Devils estão familiarizados com este padrão; janelas de transferência bem-sucedidas nem sempre se traduziram em sucesso no campo. As chegadas de alto perfil de Jadon Sancho, Raphael Varane e Cristiano Ronaldo em 2021 servem como um exemplo recente.

O que parece diferente agora é a aparente estratégia de Ruben Amorim e sua equipa para visar jogadores comprovados da Premier League para um impacto imediato, como visto na busca por Cunha e Mbeumo. Isto contrasta com a tendência do clube na última década de procurar frequentemente reforços em ligas estrangeiras.

Segundo George Smith do MEN, antes da contratação de Cunha, a última aquisição do United de um avançado comprovado na primeira divisão foi Alexis Sanchez, do Arsenal, em 2018, após a transferência de Romelu Lukaku do Everton pouco antes.

Embora esses negócios específicos não tenham sido totalmente bem-sucedidos no geral, o registo de Lukaku de 42 golos em 96 jogos parece bastante bom em retrospectiva, especialmente quando comparado aos 26 golos de Rasmus Hojlund em 95 partidas em todas as competições.

Rasmus Hojlund em campo
Rasmus Hojlund pelo Manchester United.

A esperança é que tanto Cunha como, potencialmente, Mbeumo igualem ou superem a marca de golos de Lukaku em Old Trafford. Procurar jogadores já estabelecidos em Inglaterra parece ser uma estratégia sensata para o United.

Manchester United de Olho Noutro Talento da Premier League

A notícia do interesse de Mbeumo em juntar-se ao plantel de Amorim surgiu depois de o United ter perdido a corrida pela contratação de Liam Delap do Ipswich Town. Delap escolheu mudar-se para o Chelsea, reencontrando-se com o seu antigo treinador das camadas jovens do Manchester City, Enzo Maresca.

Após este desenvolvimento, Laurie Whitwell do The Athletic informou que o clube está a considerar outras opções para avançado, incluindo Viktor Gyokeres, Victor Osimhen e Antoine Semenyo. Amorim também estará interessado em adquirir um médio `atlético No. 8` e está a considerar a contratação de um novo ala defensivo.

Esta busca por opções defensivas laterais parece ter levado o United a outro jogador da Premier League: Pervis Estupinan do Brighton & Hove Albion. Relatos de Espanha sugerem que o lateral-esquerdo equatoriano é agora considerado um alvo `prioritário`.

Pervis Estupinan em campo
Pervis Estupinan em ação pelo Brighton.

Embora o jogador de 27 anos esteja a atrair a atenção de vários clubes, acredita-se que o Manchester United é quem manifesta o `interesse mais forte` no momento, tendo `apontado a mira` ao lateral.

Relatórios anteriores indicaram que a INEOS já tinha discutido uma potencial transferência de 15 milhões de libras pelo defesa. Tal negócio poderia proporcionar a Amorim uma melhoria imediata em relação a Patrick Dorgu, que chegou em janeiro.

Estupinan vs. Dorgu: Uma Comparação

Ainda é muito cedo na passagem de Dorgu pelo United desde a sua mudança de 30 milhões de libras em janeiro vindo do Lecce, e o seu começo não tem sido totalmente tranquilo, incluindo um cartão vermelho contra o Ipswich Town em fevereiro.

Patrick Dorgu em campo
Patrick Dorgu pelo Manchester United.

Apesar de alguns momentos promissores, como ganhar um penálti na vitória por 4-1 sobre a Real Sociedad em Old Trafford, o jovem dinamarquês ainda não se afirmou completamente. O ícone do clube Gary Neville chegou a incluí-lo entre os jogadores que considera `não bons o suficiente` no plantel atual.

Adicionar Estupinan para reforçar o flanco esquerdo poderia representar uma melhoria significativa. O jogador experiente é muito bem considerado, com o treinador Fabian Hurzeler a chamá-lo de `um dos melhores laterais-esquerdos da Premier League`.

Embora o lateral ofensivo tenha conseguido apenas um golo e uma assistência na liga durante a temporada 2024/25, ele havia acumulado 15 contribuições de golo nas duas temporadas anteriores em todas as competições.

Em contraste, o jovem Dorgu registou até agora zero golos e apenas uma assistência durante a sua relativamente curta passagem por Manchester, depois de ter somado apenas cinco golos e duas assistências em 57 jogos em Itália.

Embora a idade do reforço de inverno deva ser tida em conta, também vale a pena notar que Dorgu chegou a jogar como extremo ocasionalmente na Serie A, e resta saber se ele conseguirá fornecer a necessária produção ofensiva.

Dorgu vs Estupinan – Recorde na PL 24/25
Estatística (*por jogo) Dorgu Estupinan
Jogos (titular) 12 (10) 30 (26)
Golos 0 1
Assistências 0 1
Grandes oportunidades criadas 1 5
Passes chave* 1.0 0.9
Precisão de passe* 86% 88%
Desarmes e intercepções* 2.9 3.4
Bolas recuperadas* 3.1 4.9
Dribles bem-sucedidos* 0.3 0.6
Erros que levaram a golo 2 0

Como indicado acima, embora o atual jogador do United não esteja muito atrás em várias métricas, é Estupinan quem se destaca em diversas áreas chave, incluindo desarmes e intercepções, recuperações de bola, dribles bem-sucedidos e precisão de passe, enfatizando a sua qualidade em ambos os lados do campo.

Isto não significa que Dorgu deva ser simplesmente descartado tão cedo na sua passagem pelo futebol inglês. No entanto, com apenas 20 anos, pairam dúvidas sobre se ele conseguirá ser um jogador regular e consistente ao nível da Premier League.

By Rui Queirós

No coração do Porto, vive e trabalha Rui Queirós, um dos analistas desportivos mais perspicazes de Portugal. A sua profunda compreensão do futebol, futsal e râguebi permite-lhe criar conteúdos únicos sobre os aspectos táticos do jogo. Diariamente, analisa as últimas notícias do desporto mundial, com especial atenção às equipas portuguesas em competições internacionais. Rui desenvolveu a sua própria metodologia para avaliar a probabilidade dos resultados desportivos, ajudando os leitores a fazerem apostas mais informadas. A sua coluna semanal de previsões desportivas tem uma das maiores taxas de precisão do país.

Related Post