O ex-diretor do Napoli, Pierpaolo Marino, acredita que o Partenopei é o favorito para conquistar o título da Série A: ‘Antonio Conte é um valor agregado’.
Ex-diretor do Napoli faz previsão para a Série A
Napoli e Inter estão disputando o Scudetto de 2024-25, com os Nerazzurri atualmente ocupando o primeiro lugar, três pontos à frente dos comandados de Antonio Conte.
No início da temporada, as casas de apostas consideravam a Inter, atual campeã, como a favorita para conquistar um segundo título nacional consecutivo, enquanto o Napoli, ao lado de Juventus, Milan e Atalanta, estava entre os concorrentes mais próximos.
O Napoli contratou Antonio Conte após uma decepcionante defesa do título em 2023-24, e o técnico italiano rapidamente mudou o rumo das coisas no Estádio Maradona.
“Eu esperava esse tipo de caminho”, disse Marino, ex-diretor do Napoli e Udinese, ao Il Mattino.

“Conte é um valor agregado. Sua mentalidade vencedora trouxe uma marcha extra e mais solidez para a equipe. Quanto a [Aurelio] De Laurentiis, presidente do Napoli, há pouco a acrescentar. Ele é um empresário brilhante.”
Marino é conhecido como o homem que trouxe Diego Armando Maradona para o Napoli em 1984.
Conte assinou contrato até junho de 2027 e, mesmo que o Partenopei tenha vencido apenas duas das últimas nove partidas da liga, eles permanecem próximos da Inter, que tem um calendário mais difícil e ainda está envolvida na Coppa Italia e na Liga dos Campeões.
O Napoli somou 65 pontos em 31 jogos da Série A na temporada passada, vencendo 19, empatando oito e perdendo apenas quatro vezes.
Os comandados de Conte marcaram 48 gols e sofreram 25, tornando-se a defesa menos vazada da liga.
Marino argumentou que o Napoli tinha 51% de chance de ganhar o Scudetto nesta temporada e que mais times da Campânia se juntariam em breve ao Partenopei na primeira divisão italiana.
“Acho que Avellino e Salernitana [na Série B] têm proprietários capazes de chegar à Série A como o Napoli”, disse.
“Com um projeto sólido e uma torcida sólida na Campânia, é totalmente possível ver três ou quatro times da Campânia na Série A no futuro.”
O Avellino provavelmente será promovido à segunda divisão da Série C nesta temporada, enquanto o Juve Stabia está lutando por uma vaga nos playoffs da Série B.
Ao mesmo tempo, no entanto, o Salernitana está longe de conseguir uma promoção para a Série A e está lutando para evitar o rebaixamento para a Série C.
“Honestamente, não consigo entender o que está acontecendo”, continuou Marino.
“Sinto muito porque a paixão desses torcedores é incomparável. O rebaixamento da Série A para a Série B pode ser um evento tão traumático que a recuperação se torna difícil, especialmente se você não se separar de jogadores que já falharam na campanha anterior. É uma pena porque Salerno e Avellino merecem o futebol da Série A.”