Ezio Simonelli é o novo líder da Liga Série A italiana
A Liga Série A italiana tem um novo comandante. Ezio Maria Simonelli, ex-contador de Silvio Berlusconi e ex-membro do conselho da Mediaset, foi eleito presidente na segunda votação como candidato único, obtendo 14 votos a favor e 6 contra.
Simonelli contou com o apoio de Adriano Galliani e Beppe Marotta, representando os grandes clubes como Milan, Roma e Atalanta. Por outro lado, enfrentou forte oposição dos proprietários da Lazio e Napoli, Claudio Lotito e Aurelio De Laurentiis.
Na primeira votação, o proprietário do Torino, Urbano Cairo, impediu que Simonelli alcançasse a maioria necessária de 14 votos. Na segunda eleição, o quórum foi atingido com 14 votos favoráveis e 6 contrários. Simonelli sucede Lorenzo Casini como presidente da Liga Série A.
Para assumir o cargo, Simonelli renunciou às suas posições na Fininvest, resolvendo o “conflito de interesses” levantado por Cairo. Entre os 6 clubes que se abstiveram na votação final estão Lazio, Napoli, Lecce, Udinese, Torino e Verona.
A questão da inelegibilidade ainda precisa ser ratificada em um próximo conselho da liga antes da transferência de poder de Casini para Simonelli. Espera-se que a primeira aparição oficial do novo presidente seja na Supercopa em Riade.