O futebol espanhol e a RFEF estão de luto pelo falecimento de David García de la Loma, árbitro da Segunda Federação. O árbitro faleceu aos 31 anos após lutar contra um cancro que o havia obrigado a amputar um braço.
David García de la Loma foi um exemplo de superação. O árbitro espanhol, que teve que amputar o braço direito em 2021 devido a um cancro, quis continuar a arbitrar apesar das dificuldades. “Após um longo processo de medo, incerteza e sessões de quimioterapia, mostrou o cartão vermelho ao cancro e alcançou o seu objetivo de estrear-se na categoria pela qual tanto lutou”, afirmou David García após voltar a arbitrar após a amputação do braço. Apesar da sua luta, e para tristeza de todos, o palentino não conseguiu superar completamente a doença e faleceu na passada terça-feira, 4 de março de 2025, aos 31 anos de idade.
A Real Federação Espanhola de Futebol expressou as suas condolências aos familiares e amigos: “A RFEF deseja expressar as suas mais sinceras condolências aos familiares e amigos de David García de la Loma, árbitro da Segunda Federação falecido após uma longa doença. David foi um exemplo de luta, perseverança e amor pela arbitragem.” Além disso, o organismo anunciou que, durante esta semana, todos os árbitros de todas as categorias do futebol espanhol usarão uma braçadeira preta em homenagem à sua figura.
Descanse em paz.