Uma notícia triste abalou a região da Borgonha neste fim de semana com o falecimento do ex-guarda-redes Anthony Basso.
Nascido em Besançon, Basso iniciou a sua carreira no AJ Auxerre em 1999, transferindo-se pouco depois para a Udinese na Serie A italiana. Ele fez apenas uma aparição pela Udinese antes de ser emprestado a diversos clubes de divisões inferiores na Itália.
O ponto alto da sua carreira profissional foi durante a sua passagem pelo Viking da Noruega em 2005, que era treinado por Roy Hodgson, técnico de longa data da Premier League, na época. Naquela que era então conhecida como Taça UEFA (atual Liga Europa), Basso teve uma atuação notável contra o AS Monaco na fase de grupos da competição, fazendo várias defesas importantes na vitória por 1-0 dos noruegueses.
Essa atuação chamou a atenção de vários clubes da Ligue 1, incluindo o seu antigo treinador Guy Roux, com o lendário técnico do Auxerre a trazê-lo de volta ao AJA em julho de 2006. Na época, o treinador francês preferiu Basso ao veterano Fabien Cool na baliza. No entanto, ambos os guarda-redes sofreram lesões de longa duração, e o clube contratou Rémy Riou do Olympique Lyonnais, com Basso não chegando a fazer nenhuma partida pelo clube.
Basso transferiu-se para o Hearts na Scottish Premiership em 2007, fazendo sete jogos em todas as competições.
Em 2010, regressou para jogar pelo clube da sua cidade natal em Besançon, na quarta divisão francesa, disputando algumas partidas antes de fazer uma última paragem no Yverdon-Sport na Swiss Challenge League no início de 2011. Anthony Basso tinha 45 anos no momento do seu falecimento.