O técnico italiano Francesco Farioli confirmou que deixará o clube holandês Ajax ao término da temporada 2024-25, após passar apenas um ano no comando. O treinador de 36 anos comunicou sua decisão ao clube, à comissão técnica e aos jogadores, conforme confirmado pelo Ajax em um comunicado oficial nesta segunda-feira pela manhã.
Farioli explicou que, embora ele e o Ajax compartilhem a mesma “visão” para o futuro, existem “versões e prazos diferentes sobre a forma como devemos trabalhar e operar para atingir esses objetivos”.
A temporada do Ajax sob o comando de Farioli terminou no domingo com uma vitória por 2 a 0 sobre o FC Twente, com gols de Jordan Henderson e Wout Weghorst. Este resultado assegurou a segunda colocação da equipe na Eredivisie, somando 78 pontos em 34 partidas, apenas um ponto atrás do campeão PSV Eindhoven, que terminou com 79.
Apesar de garantir a vice-liderança, a posição final do Ajax ainda é vista com alguma decepção, especialmente considerando que a equipe chegou a ter uma vantagem de nove pontos na liderança da Eredivisie a cinco jogos do fim. No entanto, uma sequência de resultados negativos, incluindo derrotas por 4 a 0 contra o Utrecht e 3 a 0 contra o NEC, e empates com Sparta Rotterdam e Gronningen, resultaram na perda da ponta.
Mesmo com os percalços na reta final do campeonato, o segundo lugar garante o retorno do futebol da Liga dos Campeões à Johan Cruyff Arena na temporada 2025-26, algo que não acontecia desde a campanha de 2022-23.
Refletindo sobre sua passagem, Farioli declarou que sua jornada no Ajax começou com o objetivo de recolocar o clube em seu devido lugar. Ele expressou que ter sido o primeiro técnico não holandês desde 1998 e o primeiro italiano do clube foi um privilégio absoluto, e que ele e sua equipe abraçaram o desafio com respeito, responsabilidade, paixão e determinação.
O técnico italiano destacou o apoio dos torcedores e os “momentos inacreditáveis e inesquecíveis” vividos juntos, afirmando que a temporada foi “única, intensa, emocional”, onde compartilharam crença, espírito de luta e orgulho para finalmente atingir o objetivo e cumprir a missão.
Farioli reiterou que, apesar da sintonia nos objetivos futuros com a diretoria, as diferenças nas visões e prazos sobre os métodos de trabalho levaram à conclusão de que este é o melhor momento para seguir caminhos separados, considerando as divergências nos princípios e fundamentos do projeto.
Por sua vez, o diretor técnico do Ajax, Alex Kroes, descreveu a saída de Farioli como “incrivelmente decepcionante”. Ele elogiou o trabalho de Francesco e sua equipe, destacando a temporada intensa e cheia de momentos memoráveis, e a conquista da vaga na Liga dos Campeões como objetivo alcançado.
Kroes também reconheceu o papel fundamental de Farioli em aprimorar a cultura de alto desempenho no clube e expressou gratidão por isso. Ele admitiu que a saída torna a próxima janela de transferências ainda mais desafiadora, mas que o clube trabalhará para garantir que uma nova e forte equipe técnica esteja pronta para o início da pré-temporada em 26 de junho.