Dom. Mai 18th, 2025

Fassone: ‘Oaktree deve vender a Inter em 4-5 anos. O objetivo é arrumar o clube financeiramente’

Marco Fassone, ex-dirigente com passagens por clubes como Milan, Inter e Napoli, comentou as diferentes filosofias de gestão no futebol italiano, contrastando a abordagem de Aurelio De Laurentiis no Napoli com a do fundo Oaktree na Inter.

Ao analisar o modelo de De Laurentiis, Fassone destacou a gestão financeira sólida e autônoma:

São duas concepções radicalmente diferentes. De um lado, Aurelio De Laurentiis, o último dos grandes presidentes italianos, que sempre trabalhou com uma gestão autônoma, nunca pensando em cotação na Bolsa ou em pedir financiamentos. Sempre manteve a linha reta com uma gestão autossuficiente, a da clássica família italiana. Trabalhei com De Laurentiis por dois anos, e essa permaneceu sendo sua postura; nunca se arriscou em investimentos de alto risco, e o resultado foi ter fechado no azul a maioria dos balanços na Serie A.

Em contraste, a situação da Inter, gerida pela Oaktree após a saída de Steven Zhang, tem um foco diferente:

Do outro lado, há a Inter, ou seja, a Oaktree, o fundo que assumiu a propriedade do clube. Há visões diferentes porque o objetivo real da Oaktree é arrumar a Inter do ponto de vista econômico e financeiro e depois vendê-la dentro de 4-5 anos, obviamente esperando resultados que possam aumentar o valor do clube, para um preço superior a um bilhão [de euros]. Não é este o objetivo de De Laurentiis, com certeza: ele ambiciona manter o Napoli nesses níveis com investimentos direcionados, produzindo lucros de balanço e distribuindo dividendos entre os acionistas. É um modelo de velho presidente absolutamente virtuoso, que cito quando encorajo potenciais investidores a focar sua atenção no futebol.

Fassone explicou ainda a importância dos resultados esportivos na estratégia da Oaktree, ligada ao aumento do valor de venda do clube, algo que difere da gestão mais focada em lucros de De Laurentiis:

Na ótica da Oaktree, acumular títulos é importante para vender o clube a um valor mais elevado. Por essa razão, uma perda razoável de exercício está bem para eles, mas não para De Laurentiis. A Oaktree precisa `sair` da propriedade em 4-5 anos, De Laurentiis não.

By Tiago Mendonça

Tiago Mendonça vive na agitada Braga, onde mergulha diariamente no mundo do jornalismo desportivo. Com mais de 15 anos de experiência na cobertura de eventos desportivos em Portugal, desenvolveu um interesse particular pelo futebol e andebol, os dois desportos mais populares do país. Os seus artigos analíticos sobre previsões para jogos da Primeira Liga são regularmente publicados nas principais revistas desportivas. Tiago é conhecido pela sua capacidade de prever com precisão os resultados dos jogos, baseando-se numa análise detalhada de estatísticas e da forma atual das equipas. Além disso, apresenta um podcast popular sobre apostas desportivas, onde partilha informações privilegiadas e conselhos profissionais.

Related Post