Marco Fassone, ex-dirigente com passagens por clubes como Milan, Inter e Napoli, comentou as diferentes filosofias de gestão no futebol italiano, contrastando a abordagem de Aurelio De Laurentiis no Napoli com a do fundo Oaktree na Inter.
Ao analisar o modelo de De Laurentiis, Fassone destacou a gestão financeira sólida e autônoma:
São duas concepções radicalmente diferentes. De um lado, Aurelio De Laurentiis, o último dos grandes presidentes italianos, que sempre trabalhou com uma gestão autônoma, nunca pensando em cotação na Bolsa ou em pedir financiamentos. Sempre manteve a linha reta com uma gestão autossuficiente, a da clássica família italiana. Trabalhei com De Laurentiis por dois anos, e essa permaneceu sendo sua postura; nunca se arriscou em investimentos de alto risco, e o resultado foi ter fechado no azul a maioria dos balanços na Serie A.
Em contraste, a situação da Inter, gerida pela Oaktree após a saída de Steven Zhang, tem um foco diferente:
Do outro lado, há a Inter, ou seja, a Oaktree, o fundo que assumiu a propriedade do clube. Há visões diferentes porque o objetivo real da Oaktree é arrumar a Inter do ponto de vista econômico e financeiro e depois vendê-la dentro de 4-5 anos, obviamente esperando resultados que possam aumentar o valor do clube, para um preço superior a um bilhão [de euros]. Não é este o objetivo de De Laurentiis, com certeza: ele ambiciona manter o Napoli nesses níveis com investimentos direcionados, produzindo lucros de balanço e distribuindo dividendos entre os acionistas. É um modelo de velho presidente absolutamente virtuoso, que cito quando encorajo potenciais investidores a focar sua atenção no futebol.
Fassone explicou ainda a importância dos resultados esportivos na estratégia da Oaktree, ligada ao aumento do valor de venda do clube, algo que difere da gestão mais focada em lucros de De Laurentiis:
Na ótica da Oaktree, acumular títulos é importante para vender o clube a um valor mais elevado. Por essa razão, uma perda razoável de exercício está bem para eles, mas não para De Laurentiis. A Oaktree precisa `sair` da propriedade em 4-5 anos, De Laurentiis não.