Apenas um ano após ter sido despromovido para a segunda divisão francesa por uma margem mínima, o FC Lorient conseguiu o regresso imediato e garantiu hoje à noite a promoção de volta à Ligue 1. Os Les Merlus celebrarão o seu centenário como clube entre a elite, após uma vitória por 4-0 sobre o Caen, que desce para a terceira divisão. A promoção da equipa bretã foi confirmada na sequência da derrota do FC Metz para o Pau (2-1), num jogo disputado à mesma hora.
O treinador Olivier Pantaloni deixou o seu cargo de longa data no Ajaccio com o objetivo de trazer os Les Merlus de volta à Ligue 1 esta temporada, e reestruturou o plantel misturando talento jovem e jogadores experientes.
Os Les Merlus venceram 21 dos seus 32 jogos na Ligue 2 esta temporada para garantir a promoção de volta à Ligue 1 em apenas uma época. O jovem promissor Eli Junior Kroupi (18 anos), que seguirá para o Bournemouth, foi uma peça fundamental neste sucesso, marcando 20 golos em 28 jogos e liderando atualmente a lista de melhores marcadores da segunda divisão francesa.
O atual proprietário do AFC Bournemouth, Bill Foley, comprou o FC Lorient em janeiro de 2023 com uma participação de 33% e enfrentou uma revolta inicial por parte dos adeptos em relação ao modelo de multi-clubes. Apesar disso, a equipa bretã conseguiu recuperar de uma campanha desastrosa na Ligue 1 na temporada 2023-2024 e liderou a segunda divisão durante grande parte da época.
Atrás do Lorient, encontra-se o Paris FC com 65 pontos, que procurará agora garantir a promoção na sua deslocação ao terreno do FC Martigues no próximo fim de semana.