Lewis Ferguson, o talentoso meio-campista do Bologna e da seleção escocesa, expressou sua grande satisfação ao observar o desempenho notável de seus compatriotas na Serie A. Ele destacou, em particular, Scott McTominay, a quem se referiu carinhosamente como uma “lenda do Napoli”. Ferguson acredita firmemente que essa tendência continuará, com “mais jovens talentos provavelmente farão essa mudança” para o campeonato italiano, o que trará benefícios significativos tanto para o desenvolvimento individual dos jogadores quanto para a seleção nacional.
Em uma entrevista concedida ao podcast “On The Continent”, antes do segundo jogo do Bologna na Liga Europa contra o Freiburg, o jogador escocês refletiu sobre a crescente e positiva influência de seus conterrâneos na principal liga italiana ao longo dos últimos anos.
Ferguson prevê o aumento de jogadores escoceses na Serie A

“Há muita qualidade por lá, todos são bons jogadores. Todos que vieram se saíram muito bem. Scott [McTominay] é uma lenda em Nápoles”, declarou Ferguson com entusiasmo. Ele continuou, em um tom de admiração e com uma pitada de humor: “Ele provavelmente entrará para a história como o melhor jogador da liga na temporada passada, aquele que lhes deu o Scudetto, então é ótimo ver. Tenho muito orgulho de todos eles. Acredito que é algo muito positivo para o futebol escocês.” Ferguson prevê que, “nos próximos cinco a dez anos, muitos mais jovens talentos provavelmente farão essa mudança para lá e terão esse tipo de experiência que ajuda a todos a se desenvolverem.”
Benefícios para a seleção nacional escocesa na Serie A

“É algo bom para a seleção nacional”, afirmou Ferguson, sublinhando os benefícios mais amplos dessa migração. Ele explicou: “Uma cultura diferente, um tipo de futebol distinto e treinadores variados. Você aprende muito como jogador e como pessoa. É uma vantagem para a seleção nacional; quando nos reunirmos novamente, teremos todas essas experiências valiosas.”