As nomeações para a Bola de Ouro foram oficialmente divulgadas, e um grande número de jogadores franceses está sendo reconhecido por suas excelentes performances no último ano.
No total, quatro internacionais masculinos franceses estão na disputa pela Bola de Ouro, o que representa o dobro do número de nomeados do ano passado. A França, juntamente com a Inglaterra, é a nação mais bem representada na lista final de 30 nomeados. Os Três Leões (apelido da seleção inglesa) contam com Jude Bellingham (22), Harry Kane (32), Declan Rice (26) e Cole Palmer (23).
A seguir, detalhamos os jogadores franceses que concorrem aos prêmios da Bola de Ouro, categorizados por premiação. Os vencedores serão revelados em Paris, no dia 22 de setembro.
Bola de Ouro Masculina

Dos quatro nomeados franceses nesta categoria, o principal candidato é provavelmente Ousmane Dembélé (28). Ele foi eleito o Jogador do Ano da Ligue 1 na última temporada e um dos artilheiros (com 21 golos). Dembélé desempenhou um papel fundamental na conquista inédita da UEFA Champions League pelo Paris Saint-Germain.
Também na disputa está Desiré Doué (20), que marcou seis vezes pelo PSG na Ligue 1 na última temporada e teve um `bis` e uma assistência na goleada de 5-0 sobre a Inter na final da Liga dos Campeões.
O maior artilheiro do PSG, Kylian Mbappé (26), também está na lista. O capitão francês conquistou a Chuteira de Ouro Europeia em sua primeira temporada no Real Madrid, sendo também nomeado o Jogador da Temporada do clube.
Completando os nomeados franceses está Michael Olise (23), que teve um papel integral na campanha vitoriosa do Bayern de Munique na Bundesliga com 12 golos, e se destacou como um dos melhores em dribles na última temporada.
Vários outros jogadores que atuam na França estão nessa lista, como Gianluigi Donnarumma (26), Achraf Hakimi (26), Fabian Ruiz (29), Khvicha Kvaratskhelia (24), João Neves (20), Nuno Mendes (23) e Vitinha (25).
Nenhum jogador francês ganhou este prêmio desde Karim Benzema (37), do Real Madrid, em 2022.
Bola de Ouro Feminina

No lado feminino, duas jogadoras francesas têm a chance de conquistar a Bola de Ouro. Sandy Baltimore (25) marcou quatro vezes em 15 aparições na Women’s Super League (WSL) pelo Chelsea, contribuindo para a conquista de mais um título pela equipe. Ela também marcou cinco vezes pelas Les Bleues (apelido da seleção feminina francesa) no torneio anterior da Liga das Nações da UEFA e fez o golo da vitória na surpreendente vitória por 2-1 sobre a futura campeã Inglaterra na Eurocopa deste verão.
Clara Mateo (27) também foi nomeada após levar o Paris FC à conquista da Coupe de France Féminine na última temporada e ser nomeada para a Equipa da Temporada da Première Ligue.
Lindsey Heaps (31), do Olympique Lyonnais Féminin, também é uma nomeada, marcando 11 vezes em 12 aparições na liga na última temporada.
Troféu Kopa Masculino

Nesta categoria, há dois franceses na votação. Doué pode ter a melhor chance de ganhar este prêmio dadas as suas performances em tão jovem idade, embora Lamine Yamal (18), do Barcelona, seja o favorito esmagador nesta categoria.
Ayyoud Bouaddi (17), do Lille OSC, também foi reconhecido como um dos melhores jovens jogadores masculinos, com 24 aparições pelo clube. O companheiro de equipe de Doué no PSG, João Neves, também está na lista com três golos em 29 aparições na Ligue 1 na temporada passada.
Troféu Yashin Masculino

Lucas Chevalier (23) foi recompensado por sua forte temporada no Lille, onde foi nomeado o Goleiro do Ano da Ligue 1, e está entre os 10 principais jogadores nomeados para melhor goleiro. Ele teve 11 jogos sem sofrer golos na campanha anterior da primeira divisão.
Sem surpresas, Donnarumma também está na lista, após uma esplêndida campanha na Liga dos Campeões, onde foi um dos heróis, particularmente na vitória de virada sobre o Liverpool nas oitavas de final.
Melhor Treinador Masculino do Ano

Embora nenhum francês tenha sido nomeado nesta categoria, o homem que guiou o PSG à glória europeia tem boas chances de ganhar este prêmio. Luis Enrique foi fundamental para o sucesso deles na última temporada, já que conquistaram o seu primeiro triplete continental, vencendo a liga, a Liga dos Campeões e a Copa da França.
Melhor Treinadora Feminina do Ano

A ex-internacional francesa Sonia Bompastor é uma nomeada merecedora para o prêmio de Treinadora Feminina do Ano. Em sua primeira temporada no comando do Chelsea, ela assumiu o lugar da lendária treinadora Emma Hayes e as manteve vitoriosas. Sob o comando de Bompastor, as mulheres do Chelsea conquistaram mais uma coroa da WSL e permaneceram invictas ao longo do caminho.
Equipa Masculina do Ano

Com todos os troféus que conquistaram na última temporada, não é surpresa que o PSG estivesse nesta lista de cinco, vencendo o Trophée des Champions, juntamente com a Liga dos Campeões e os títulos da Ligue 1. Eles também foram finalistas no Mundial de Clubes, sendo o primeiro time francês a competir naquele torneio.
Equipa Feminina do Ano

Embora não tenham conseguido nenhum troféu europeu, as mulheres do Lyon ainda tiveram outra forte campanha em 2024-25 e são uma das cinco equipes na lista para este prêmio. Elas conquistaram um recorde de 18º título nacional na liga na temporada passada e chegaram às semifinais da Liga dos Campeões, vencendo todas as partidas, exceto uma, ao longo do caminho.