Gian Piero Gasperini reconhece que ‘se acreditarmos o suficiente, as coisas podem tornar-se possíveis’ depois da Atalanta ter goleado a Juventus por 4-0, preparando o cenário para um confronto pelo Scudetto com o Inter. ‘Foi a atuação perfeita’.
Este era um jogo crucial em Turim, com La Dea ciente de que estava apenas três pontos à frente da Juve e vindo de um empate por 0-0 profundamente desapontador com o Venezia.
No entanto, eles protagonizaram uma aula magistral para emergir com uma vitória por 4-0, com um pênalti de Mateo Retegui, seguido por Marten de Roon, Davide Zappacosta e Ademola Lookman a selarem o resultado.
Gasperini revitalizou a carreira de jogador de Thiago Motta no Genoa e ajudou a encaminhá-lo para se tornar treinador, mas mostrou nesta noite que o mestre ainda não foi superado pelo aluno.
“Isto é futebol. Passamos da vitória para a derrota e vice-versa, mas lembrem-se que a Juventus vinha de cinco vitórias consecutivas”, disse Gasperini à DAZN.
“Foi um resultado inimaginável para muitos, mas foi a atuação perfeita da nossa parte.”
Gasperini Surpreendeu a Juventus em Turim

O experiente treinador surpreendeu com o onze inicial, utilizando Juan Cuadrado na ala direita no ataque tridente em vez de Charles De Ketelaere ou mesmo do trequartista Mario Pasalic, mas o colombiano saiu ao intervalo com um problema muscular.
“De Ketelaere teve uma longa sequência de atuações muito boas, ele tem estado em declínio ultimamente e isso é natural ao longo de uma campanha com mais de 40 jogos, haverá altos e baixos. Cuadrado poderia tornar-nos um pouco mais imprevisíveis, não é coincidência que ele tenha jogado na Juve durante 10 anos e mostrou a sua qualidade esta noite.”
Embora o resultado final tenha sido 4-0, poderia facilmente ter sido mais, pois a Atalanta estava a mover a bola com velocidade e qualidade.
“A Juventus tinha vencido cinco jogos seguidos, eles também têm muita qualidade. É evidente que após cinco meses a jogar três jogos por semana, finalmente tivemos algum tempo para treinar e também para recuperar. Finalmente tivemos duas semanas ‘normais’ e todos estavam na condição certa, em termos de forma física, mentalidade e concentração”, explicou Gasperini.
“Tivemos chances de marcar mais antes do intervalo, depois a Juve perdeu confiança após o segundo golo e nós aproveitamos ao máximo.”
A corrida pelo Scudetto permanece agora bem aberta, porque a Atalanta está apenas três pontos atrás do líder Inter, que receberá em Bérgamo na próxima semana.
Eles também têm agora o benefício adicional de não estarem envolvidos na Liga dos Campeões, ao contrário do Inter, que recebe o Feyenoord na terça-feira à noite. Então, é um prazer ou um dever para eles sonharem?
“É certamente um prazer! As pessoas precisam de sonhar, nunca devemos impedi-las de sonhar. Podemos dizer que é impossível, mas se acreditarmos o suficiente, as coisas podem tornar-se possíveis. Sabemos que o Inter e o Napoli são duas excelentes equipas, perdemos os nossos últimos sete jogos seguidos contra o Inter, mas isso também pode ser um sinal”, sorriu Gasperini.
“A Atalanta nunca tinha chegado a esta fase da época três pontos à frente da Juventus, nunca tínhamos chegado a esta fase da época na corrida pelo primeiro lugar, por isso nunca se sabe.”