A goleada de 0 a 4 do Espanyol sobre o Rayo Vallecano em Vallecas não foi apenas mais uma vitória, mas uma declaração contundente. Foi um sinal claro: “Continuamos vivos”, e também um forte soco na mesa numa jornada em que os rivais diretos não ficaram parados. Se alguém pensava que com aqueles três pontos já se poderia respirar aliviado, esta rodada lembrou que a luta pela permanência será agônica até o último minuto do último jogo.
A Luta Pela Permanência se Aquece: Espanyol Faz o Melhor Jogo, Mas Alavés e Valencia Também Vencem
“Nós cuidamos do nosso”, dirão alguns, e com razão. Afinal, a equipe de Manolo González cumpriu com louvor e fez uma das melhores partidas da temporada. Mas aí chega o sábado e você vê o Alavés vencer em Girona (0-1) e o Valencia surpreender no Bernabéu (1-2). É quando você percebe que esta vitória deveria ser celebrada… mas sem fogos de artifício ainda.
A 30ª Rodada Deixa um Engarrafamento Brutal Pela Salvação: Seis Equipes em Quatro Pontos
Com estes resultados, o Espanyol, que soma 32 pontos, mantém-se à frente do Alavés (30), mas volta a ver o Valencia se distanciar (34). E ainda resta o jogo desta segunda-feira entre Leganés (27 pontos e um jogo a menos) e Osasuna (34). Um duelo que pode mudar muitas coisas se os “pepineros” resolverem vencer. Porque se isso acontecer, formaria um congestionamento monumental pela salvação, com até seis equipes em uma diferença de apenas quatro pontos.
Além disso, é preciso considerar que os “blanquiazules” têm aquele jogo adiado contra o Villarreal – que será disputado no domingo, dia 27 – e que pode ser chave nesta corrida de fundo.
Sevilla, Girona e Possivelmente Osasuna Entram na Briga: O Rebaixamento Já Não é um Fantasma
Enquanto isso, discretamente, os alarmes começam a soar em campos onde, até pouco tempo atrás, sonhavam com a Europa. Osasuna e Girona estão em queda livre e já sentem o sopro do rebaixamento na nuca. A equipe de Vicente Moreno está há sete jogos sem vencer, e se perderem em Butarque nesta segunda-feira, a situação pode ficar muito feia. O mesmo acontece com o Girona, que acumula oito rodadas sem somar os três pontos. “Quando você entra na dinâmica negativa, é difícil sair”, dizem muitos treinadores. Isso se aplica perfeitamente aos casos dos navarros e dos “gironins”.
A UD Las Palmas, que parecia ter encaminhado sua situação há algumas semanas com os bons resultados conquistados por Diego Martínez em sua chegada, também começa a complicar sua vida. Perderam com uma má performance para a Real Sociedad e agora somam três derrotas seguidas. Ficam com 26 pontos, dez à frente do Valladolid, que está totalmente condenado com 16.
Vitória Vital do Espanyol… Mas Com a Calculadora na Mão Até o Fim
Assim, aguardando o fechamento desta 30ª rodada, há mais equipes olhando para baixo do que para cima, como explicou o próprio Manolo González neste sábado. Sevilla, o próprio Girona, Osasuna… todos começam a se ver em uma briga que, há pouco tempo, parecia distante. E enquanto isso, em Cornellà, os “pericos” mantêm a calma, mas não se confiam: ainda falta muito e ninguém está salvo, é a mensagem que se repete no vestiário “perico”.
Apesar da prudência, a sensação no ambiente “blanquiazul” é que esta equipe tem algo especial. Que ela despertou. Que, se mantiver o nível de Vallecas, não deveria sofrer. Mas isso é futebol. E até que a matemática diga o contrário, é preciso continuar lutando por cada ponto como se fosse o último. Porque pode ser.
Então, é preciso observar atentamente Leganés x Osasuna esta noite, fazer as contas, pegar a calculadora… e esperar que o milagre de Vallecas não seja apenas uma anedota. Porque uma coisa é clara: nesta temporada, quem vacilar… cai.