Dom. Mai 11th, 2025

A final da Liga Europa 2024/2025 já tem seus dois participantes definidos: Tottenham e Manchester United. “Spurs” e “Red Devils” garantiram suas vagas na última rodada da segunda principal competição de clubes da Europa e se enfrentarão para decidir qual clube britânico sairá vitorioso. Uma final totalmente inglesa para dois times que veem a Liga Europa como um salva-vidas após uma temporada desastrosa na Premier League. Afundados na tabela da liga inglesa, buscarão em 21 de maio, no estádio San Mamés, o título que pode redimir suas campanhas e adoçar uma temporada para ser esquecida.

Manchester United superou um Athletic combativo

Para chegar à grande final, os “Diabos Vermelhos” precisaram eliminar um dos favoritos: o Athletic Club de Ernesto Valverde. O placar agregado (7-1) não demonstra a real paridade vista nos dois jogos, uma igualdade que só foi quebrada por uma decisão da arbitragem no primeiro jogo e por detalhes no segundo.

O Manchester United encaminhou sua classificação com um 0-3 em Bilbao, marcado por um pênalti e a expulsão de Dani Vivian. Um confronto equilibrado que mudou drasticamente após a intervenção do VAR. O ótimo resultado em San Mamés (“La Catedral”) precisava ser confirmado em Old Trafford, onde os “leones” (Athletic) mostraram garra, mas o 0-3 de desvantagem era uma montanha impossível de escalar. O United se impôs em seu estádio e goleou novamente (4-1) um Athletic que lutou até o fim.

Tottenham avança à final com tranquilidade

O Tottenham também não enfrentou grandes dificuldades em sua semifinal. Seu adversário, o Bodo/Glimt, não ofereceu muita resistência ao longo dos 180 minutos e se mostrou claramente inferior aos ingleses. O time norueguês, que fez história ao chegar às primeiras semifinais europeias de sua trajetória, tentou competir, mas a diferença na qualidade individual do Tottenham foi determinante. O jogo de ida em Londres terminou com uma vitória confortável por 3-1 para os `Spurs`, que confirmaram a vaga na grande final vencendo novamente no Círculo Polar Ártico, na Noruega, desta vez por 0-2.

Terceira final inglesa na história da Liga Europa

Pela terceira vez na história, dois times da Inglaterra se enfrentarão na final da UEFA Liga Europa. O primeiro confronto totalmente inglês foi entre Tottenham Hotspurs e Wolverhampton na temporada 1971/1972. A final foi disputada em dois jogos, e o clube londrino conquistou o título com um placar agregado de 3-2. A segunda final é bem mais recente: Chelsea e Arsenal decidiram o título em Baku na edição 2018/2019. Naquela noite, os `Blues` golearam os `Gunners` por 4-1.

Apenas entre equipes italianas houve um número maior de finais (4) entre clubes do mesmo país na história da Liga Europa.

Seis times ingleses na próxima Champions League

Com a certeza de que um time inglês será o campeão da Liga Europa, na próxima edição da Champions League, a Inglaterra terá seis representantes na fase de grupos. Isso acontece porque, além das quatro vagas usuais de acesso à Liga dos Campeões, a Inglaterra garantiu uma vaga extra por coeficiente da UEFA. Adicionalmente, o vencedor da Liga Europa assegura vaga direta na Champions, independentemente de sua posição na liga nacional.

Sendo assim, como nem o Manchester United, atualmente em 15º na Premier League, nem o Tottenham, em 16º, conseguirão se classificar entre os cinco primeiros em sua liga, a Inglaterra adicionará a sexta vaga na Champions League por esta regra.

By Tiago Mendonça

Tiago Mendonça vive na agitada Braga, onde mergulha diariamente no mundo do jornalismo desportivo. Com mais de 15 anos de experiência na cobertura de eventos desportivos em Portugal, desenvolveu um interesse particular pelo futebol e andebol, os dois desportos mais populares do país. Os seus artigos analíticos sobre previsões para jogos da Primeira Liga são regularmente publicados nas principais revistas desportivas. Tiago é conhecido pela sua capacidade de prever com precisão os resultados dos jogos, baseando-se numa análise detalhada de estatísticas e da forma atual das equipas. Além disso, apresenta um podcast popular sobre apostas desportivas, onde partilha informações privilegiadas e conselhos profissionais.

Related Post