Henry, Kane, Lampard: Classificando os maiores artilheiros do Boxing Day da Premier League
O futebol no Boxing Day na Inglaterra é uma tradição que remonta a mais de 160 anos, quando Sheffield FC e Hallam FC se enfrentaram em 26 de dezembro de 1860. O Sheffield, fundado em 1857 e reconhecido como o clube de futebol mais antigo do mundo, venceu a partida por 2 a 0.
Foi só após a Primeira Guerra Mundial que as partidas no Boxing Day se tornaram um evento regular no calendário do futebol, e desde então se tornaram um dos destaques mais aguardados da temporada inglesa.
A cada ano, torcedores de todo o país lotam os estádios ou se reúnem em frente às telas para aproveitar os jogos festivos, que costumam proporcionar momentos dramáticos, atuações icônicas e muitos gols.
Antes da rodada deste ano, analisamos os 10 maiores artilheiros do Boxing Day na história da Premier League.
10. Frank Lampard – 5 gols
Frank Lampard teve uma sequência de marcar em três Boxing Days consecutivos entre 1999 e 2001 – duas vezes pelo West Ham United e uma vez pelo Chelsea. Seus outros dois gols no Boxing Day foram marcados pelo Chelsea – em 2005 na vitória por 3-2 contra o Fulham e em 2008 na vitória por 2-0 sobre o West Bromwich Albion.
9. Steven Gerrard – 5 gols
Apesar da longa carreira de Steven Gerrard no Liverpool, ele só marcou no Boxing Day em 2004, quando fez um gol na goleada por 5-0 sobre o West Brom. No total foram cinco gols, sendo o último em 2012 quando o time de Brendan Rodgers foi derrotado pelo Stoke City.
8. Andrew Cole – 5 gols
Andrew Cole marcou por três clubes diferentes no Boxing Day, com seus três primeiros gols vindo pelo Manchester United nos anos 1990. Ele também balançou as redes pelo Blackburn Rovers e pelo rival do United, o Manchester City, antes de pendurar as chuteiras.