Sáb. Abr 26th, 2025

Histórico dos Confrontos Finais de Copa entre Real Madrid e Barcelona

Real Madrid e FC Barcelona estão prestes a disputar o primeiro grande título da temporada. Merengues e Culés buscarão dar um passo à frente na temporada e conquistar a taça da Copa do Rei, superando seu eterno rival. O palco desta decisão será o Estádio La Cartuja, em Sevilha.

A equipe de Ancelotti alcançou a grande final do torneio `mata-mata` após eliminar a Real Sociedad por 5 a 4 nas semifinais, enquanto o time de Hansi Flick fez o mesmo com o Atlético de Madrid. Agora, os dois gigantes do futebol espanhol se encontram em um confronto direto e decisivo. Esta será a oitava vez na história que o clube branco e o blaugrana se enfrentam na partida final da Copa do Rei. O histórico é bastante equilibrado; uma vitória do FC Barcelona empataria o confronto direto em finais (4-4) contra seu maior adversário, enquanto um triunfo do Real Madrid ampliaria a vantagem, estabelecendo um placar geral de 5-3 a favor dos Merengues.

As Sete Finais Anteriores

Apesar de os confrontos mais recentes terem favorecido o lado madridista, o duelo pela Copa entre Real Madrid e Barcelona sempre foi intensamente disputado. Veja como terminaram as sete finais que madrilenhos e catalães realizaram até agora:

A primeira final da Copa do Rei (que na época era chamada de Copa da República) que colocou frente a frente brancos e culés foi no ano de 1936 e pendeu para o lado merengue. O Madrid conquistou sua sétima Copa, a primeira de várias em Mestalla, vencendo por 2 a 1, com gols marcados por Eugenio e Lecue.

O segundo embate final ocorreu 32 anos depois, em 1968. Desta vez, foram os representantes da Cidade Condal que levaram o troféu. Os blaugranas conquistaram o Bernabéu com uma vitória apertada de 1 a 0.

O time branco voltou a ter a vantagem no histórico em 1974. Merengues e culés disputavam o título no estádio Vicente Calderón e, naquele dia 29 de junho, predominou a cor branca. O Real Madrid goleou o Barcelona por 4 a 0, resultado que é até hoje a maior goleada registrada em uma final de Copa entre os dois clubes. Rubiñan, Aguilar, Pirri e Santillana, que foi o artilheiro daquela edição com 7 gols, foram os responsáveis pelos tentos na final.

A equipe culé se recuperou daquela dolorosa derrota e deu o troco duas vezes nos dois confrontos seguintes. Primeiro em La Romareda, em 1983, com uma vitória por 2 a 1, e depois em Mestalla, em 1990, com um placar confortável de 2 a 0. O Madrid ficou em desvantagem naquela final a partir do minuto 45, quando Fernando Hierro foi expulso. E essa, até o momento, foi a última vitória blaugrana em uma final de Copa contra o Real Madrid.

Mestalla, que havia sido palco da derrota em 1990, tornou-se nas duas visitas seguintes um estádio repleto de ótimas lembranças para os Merengues. Em 2011, o Real Madrid chegou à final como um claro azarão. O Barcelona de Guardiola era o grande favorito em Valência, mas Mourinho conseguiu neutralizar as qualidades culés para, com Cristiano Ronaldo no comando, desferir um golpe fatal no minuto 102 da prorrogação. Um gol histórico: cruzamento de Di María e cabeceio inapelável do português, que fez o Real Madrid voltar a conquistar uma Copa do Rei após 18 anos.

Outro gol memorável decidiu a final de 2014. Gareth Bale, no minuto 85 e com o placar empatado em um a um, protagonizou uma arrancada épica pela lateral do campo em Mestalla. O galês superou Marc Bartra na velocidade pura e se apresentou diante do goleiro Pinto para finalizar por baixo das pernas. O “Expresso de Cardiff” deu mais uma Copa ao Real Madrid em uma final na qual Cristiano Ronaldo esteve ausente devido a uma lesão.

By Tiago Mendonça

Tiago Mendonça vive na agitada Braga, onde mergulha diariamente no mundo do jornalismo desportivo. Com mais de 15 anos de experiência na cobertura de eventos desportivos em Portugal, desenvolveu um interesse particular pelo futebol e andebol, os dois desportos mais populares do país. Os seus artigos analíticos sobre previsões para jogos da Primeira Liga são regularmente publicados nas principais revistas desportivas. Tiago é conhecido pela sua capacidade de prever com precisão os resultados dos jogos, baseando-se numa análise detalhada de estatísticas e da forma atual das equipas. Além disso, apresenta um podcast popular sobre apostas desportivas, onde partilha informações privilegiadas e conselhos profissionais.

Related Post