Igor Tudor afirmou que a Juventus enfrentou o Real Madrid pelo Mundial de Clubes com “dez jogadores pedindo para sair” devido a problemas físicos, mas ressaltou a importância da “estratégia diferente” aplicada pela sua equipe na derrota por 1 a 0.
A partida disputada em Miami foi decidida por um cabeceio de Gonzalo Garcia após cruzamento. O goleiro Michele Di Gregorio foi crucial para manter a Juventus na disputa até o fim com defesas impressionantes, incluindo intervenções contra Jude Bellingham, Federico Valverde e Arda Guler. No entanto, Randal Kolo Muani desperdiçou a melhor chance da Juve nos minutos iniciais ao encobrir o gol, mas sem sucesso.
“Tenho que parabenizar os rapazes, pois eles se mantiveram fiéis ao plano de jogo que tínhamos e seguiram a estratégia. Deram tudo nas circunstâncias, no final havia 10 jogadores pedindo para sair”, disse Tudor à Sport Mediaset, destacando a fadiga da equipe.
Lloyd Kelly deixou o campo com um problema muscular, somando-se às preocupações na defesa, já que Federico Gatti estava com sintomas de gripe. Tudor explicou também a substituição de Kenan Yildiz: “Yildiz estava alongando, temíamos que ele se machucasse, mas outros estavam em situação semelhante. Havia uma vaga, eu queria fazer mais mudanças ofensivas, mas Frank (Conceição) estava machucado e eu temia que ficássemos com 10 jogadores.”
A Juventus se despede do Mundial de Clubes com duas vitórias e duas derrotas. Apesar do revés para o Real Madrid, o desempenho foi considerado uma melhora em relação à humilhante derrota por 5 a 2 para o Manchester City.
“Fomos à escola contra duas equipes do mais alto nível”, acrescentou Tudor. “É valioso comparar onde estamos com essas equipes e aprender para o futuro. Preparamos uma estratégia muito diferente contra o Real Madrid e também foi um contexto diferente, pois o jogo contra o City não contava, enquanto este era um mata-mata.”
“Você não sabe quando o Real Madrid é mais perigoso, é quando eles trocam passes ou partem para o contra-ataque? Também tivemos algumas oportunidades de gol, parabenizei os rapazes, e vamos construir a partir daqui”, concluiu o treinador sobre a análise tática.
Questionado sobre as necessidades da Juventus no mercado de transferências, agora que o planejamento para a próxima temporada com ele no comando pode começar, Tudor sorriu e respondeu: “Este não é o momento para responder a essas perguntas. Vamos descansar agora e depois nos preparar para a próxima temporada. Que todos tenhamos boas férias agora.”