A empresa INEOS, propriedade de Jim Ratcliffe, está a explorar a possibilidade de vender o clube de futebol francês OGC Nice. De acordo com informações avançadas por Matt Slater do The Athletic, a INEOS estima o valor do clube em €250 milhões e contratou o banco de investimento Lazard, sediado em Nova Iorque, para facilitar o processo da venda.
A INEOS também detém uma participação no clube inglês Manchester United, tendo adquirido em 2024 uma quota minoritária com controlo sobre as decisões desportivas principais. Este investimento no clube da Premier League coincidiu com a necessidade da INEOS de se afastar temporariamente da gestão do Nice nesta época. Após a conclusão da temporada 2023/24, onde tanto o Nice como o Manchester United se qualificaram para a Liga Europa, a participação da INEOS no Nice foi colocada num fundo fiduciário até 30 de junho de 2025, em conformidade com as regras de multipropriedade da UEFA.
Anteriormente, Ratcliffe expressou-se sobre o Nice da seguinte forma:
Não tenho particular prazer em assistir aos jogos do Nice, porque há bons jogadores, mas o nível de futebol não é suficientemente alto para me cativar.
Atualmente, o Nice ocupa a sexta posição na Ligue 1 e luta por um lugar na Liga dos Campeões na próxima temporada. O Manchester United encontra-se em 14º lugar na Premier League, mas pode qualificar-se para a Liga Europa, por exemplo, através de uma participação bem-sucedida nas meias-finais, onde tinha uma vantagem de 3-0 sobre o Athletic Club.
A Lazard recusou-se a comentar sobre este assunto ao The Athletic, enquanto a INEOS não respondeu ao seu pedido de comentário.