Silvio Baldini está pronto para iniciar sua gestão como técnico da seleção italiana Sub-21 com uma importante partida de qualificação para o Campeonato Europeu contra Montenegro. Em suas declarações, Baldini afirmou que seu maior desafio é o processo de seleção, especificamente decidir quais jogadores excluir do elenco para a partida inaugural.
Os jovens Azzurri começarão sua campanha na sexta-feira, dia 9 de setembro, às 17:15 horário do Reino Unido (16:15 GMT), no histórico Stadio Alberto Picco, em La Spezia. Eles estão inseridos em um grupo desafiador, que inclui Armênia, Macedônia do Norte, Montenegro, Polônia e Suécia para esta fase de qualificação.
Primeiro Desafio Internacional para Baldini
Durante sua coletiva de imprensa, Baldini destacou o entusiasmo e o talento dos jogadores sob seu comando. “Estes são os melhores elementos do nosso cenário futebolístico e demonstraram grande disposição para aprender e compreender durante os primeiros dias de treinamento”, declarou Baldini. Ele considera todos os seus jogadores como potenciais titulares, enfatizando a exigência do futebol moderno por um elenco mais amplo de 16 atletas, e não apenas 11. O técnico planeja fazer rotações nos próximos jogos para garantir que todos tenham a oportunidade de brilhar. “O aspecto mais difícil será decidir quais quatro jogadores terei que deixar de fora”, admitiu o técnico.

O segundo jogo da Itália será fora de casa, contra a Macedônia do Norte, na terça-feira, 9 de setembro, com início às 16:15 horário do Reino Unido (15:15 GMT).
Ao comentar sobre o primeiro adversário, Baldini descreveu Montenegro como uma equipe fisicamente forte que não deve ser subestimada, apesar da superioridade técnica da Itália. Ele alertou contra a complacência, observando que “é precisamente quando você acredita ser superior que corre o risco de contratempos embaraçosos.” A equipe se preparou para a possível formação 4-2-3-1 de Montenegro, mas está pronta para se adaptar a quaisquer mudanças táticas que o adversário possa apresentar.
O elenco sofreu alguns ajustes, com o atacante do Lecce, Francesco Camarda, sendo retirado devido a um traumatismo craniano sofrido enquanto jogava por seu clube. Ele foi substituído pelo estreante Jeff Ekhator, do Genoa. Além disso, Francesco Pio Esposito foi promovido à seleção principal.
Provável Escalação da Itália Sub-21
Itália (4-3-2-1): Mascardi; Kayode, Comuzzo, Marianucci, Palestra; Ndour, Pisilli, Lipani; Koleosho, Pafundi; Raimondo