Vincenzo Italiano, treinador do Bologna, expressou frustração com o desempenho dos seus jogadores substitutos após a derrota por 3 a 1 para o Milan. A equipa Bolonhesa chegou a estar em vantagem, mas acabou por ceder, um resultado que Italiano espera que sirva de lição para a final da Coppa Italia, também contra o Milan. “Não consigo explicar o apagão de 15 minutos”, declarou o técnico.
Enquanto o Milan utilizou a sua força máxima, o Bologna optou por poupar alguns jogadores importantes, pensando na final da Coppa Italia, que será disputada na quarta-feira em Roma, no Estádio Olímpico, novamente contra os Rossoneri.
Apesar da rotação, Riccardo Orsolini abriu o placar para o Bologna em San Siro. No entanto, o Milan virou o jogo com dois golos do substituto Santiago Gimenez e um de Christian Pulisic, selando o resultado de 3 a 1.

“Acho que a chave deste jogo esteve nas mudanças feitas por ambas as equipas”, disse Italiano à Sky Sport Italia.
“Normalmente, os nossos substitutos entram e dão um novo ânimo, mas desta vez foram os adversários que fizeram isso. Tínhamos o controlo do jogo, tivemos oportunidades para marcar o segundo golo, mas houve um apagão de 15 minutos que não consigo explicar.”
“Pensei que a velocidade de Cambiaghi e os passes de Aebischer poderiam fazer a diferença, enquanto Castro já estava planeado para jogar 30 minutos. É uma pena, pois esses 15 minutos arruinaram um desempenho geral bom. Vamos analisar isto, porque na quarta-feira precisamos de uma abordagem diferente daqueles que vierem do banco, já que gostei da forma como começámos.”
Italiano vê o Bologna a perder força

Este resultado significa que o Bologna tem desacelerado consideravelmente nas últimas semanas, somando apenas dois pontos nas últimas três jornadas da Serie A e perdendo terreno na luta pelo quarto lugar.
No entanto, o calendário pode ajudá-los, já que este fim de semana também há confrontos diretos entre Lazio e Juventus, além de Atalanta e Roma.
“A decepção é natural e um bom sinal, porque significa que vamos tentar fazer diferente na quarta-feira e analisar o que fizemos de errado, que foi tudo naqueles 15 minutos finais mais os acréscimos.”
Os golos do Milan foram bastante semelhantes, originados de lançamentos longos que a defesa do Bologna não conseguiu neutralizar corretamente.
“Estávamos no controlo, mas erramos duas ou três situações e tirámos o pé do acelerador. Foram os piores 15 minutos que vi da minha equipa em muito tempo, mas de resto jogámos com carácter e podíamos ter marcado mais golos. O Milan tem muita qualidade, se lhes permitir usar, eles vão magoar-vos.”
Bologna pronto para o reencontro com o Milan

Esta derrota não é a melhor forma para o Bologna se preparar para a final da Coppa Italia, onde enfrentarão o Milan novamente, desta vez em campo neutro em Roma.
É a primeira vez em 51 anos que o clube participa numa final da Coppa Italia. Italiano, por sua vez, já esteve numa final com a Fiorentina, mas saiu derrotado.
“Este jogo fará parte da história deste clube”, acrescentou Italiano.
“Preservámos alguns jogadores para os manter em forma, como Ferguson, Miranda, razão pela qual também tirámos Orsolini aos 60 minutos. Temos quatro dias para nos prepararmos. Vi um ótimo Bologna durante 70 minutos hoje, depois tudo correu mal.”
“A Final é enormemente importante, já fizemos história ao chegar aqui, então a cereja no topo do bolo seria vencer. Mostrámos carácter em 2025, grande intensidade, é um grande jogo para o clube e para a cidade, então não teremos a atitude errada lá.”
“Sabemos que estamos contra uma grande equipa, então não devemos cometer certos erros novamente.”