Vincenzo Italiano e o Bologna “mal podem esperar” para disputar a Final da Coppa Italia contra o Milan, marcada para 14 de maio. O treinador descreve a partida como “um sonho” para os torcedores e acredita que, sendo um jogo único, “tudo pode acontecer”.
O técnico tem deixado sua marca nas competições de copa, alcançando sua quarta final nos últimos três anos. Antes de chegar à final da Coppa Italia em 2023 com a Fiorentina, ele disputou duas finais da Conference League pelo mesmo clube.
O Bologna garantiu a classificação para a final após vencer o Empoli na semifinal. Após uma vantagem de 3 a 0 no jogo de ida fora de casa, a equipe de Italiano venceu por 2 a 1 em casa esta noite, com gols de cabeça de Giovanni Fabbian e Thijs Dallinga, superando um empate temporário de Viktor Kovalenko.
“Era um objetivo, um sonho desta cidade e do clube”, disse Italiano à Sport Mediaset. “Conquistamos algo maravilhoso, honrando a Coppa Italia desde o início, porque quando você chega à reta final, todos querem alcançar a Final.”
“Dedicamos esta conquista à torcida neste estádio incrível, que impulsiona os rapazes do início ao fim. Dedicamos de coração ao povo de Bologna.”
Pouco se esperava do Bologna de Italiano após a saída de Thiago Motta e dos jogadores importantes Joshua Zirkzee e Riccardo Calafiori. No entanto, Italiano tem superado as expectativas, possivelmente superando o desempenho de seu predecessor.
“Estou feliz por estar na Final”, continuou Italiano. “Quando me encontrei com os proprietários, eles disseram que queriam ir longe em um torneio. Agora há mais um passo a dar, mas já entramos para a história levando todas essas pessoas conosco para Roma.”
“Era normal que houvesse alguma hesitação inicial, pois depois do que a equipe alcançou na temporada passada, mudaram o treinador e vários jogadores-chave. Acho que participar da Liga dos Campeões nos ajudou muito a melhorar nossa mentalidade, intensidade e força, então levamos essas lições conosco para a Serie A e a Coppa Italia.”
O Bologna deu um ou dois passos à frente em 2025, tanto na Serie A quanto na Coppa Italia. A celebração de sua primeira vitória na Liga dos Campeões foi tratada como um troféu em si. Foi esse o ponto de virada em sua campanha?
“A maior dificuldade foi entrar na mente de um elenco que conquistou algo fantástico e tentar trazer algo diferente, construir sobre essas bases. Felizmente, este é um grupo trabalhador, esses rapazes são inteligentes e se importam com o clube.”
“Depois de muitos empates no início, começamos a ganhar confiança, encontramos essa identidade que permite que todos os jogadores marquem gols regularmente. Fico muito feliz por Dallinga, porque ele teve dificuldades no começo para se adaptar a um estilo de futebol muito diferente, mas agora está encontrando seu ritmo.”
Os jogadores do Bologna celebraram com Italiano após o apito final, dando tapinhas brincalhões na cabeça do treinador. Por isso, perguntaram-lhe se ele estava preparado para “apanhar” de seu elenco para ganhar a Coppa Italia.
“Vocês estão irritando o Milan dizendo essas coisas…”, respondeu o treinador. “Só espero ter um ótimo desempenho, entrar no jogo com este nível de autoconfiança, e então tentaremos surfar a onda de entusiasmo. Estamos enfrentando uma grande equipe cheia de campeões, mas é um jogo único e tudo pode acontecer.”
“Mal podemos esperar para chegar a Roma com 30 mil torcedores nos apoiando no Stadio Olimpico.”
Por uma estranha coincidência do destino, Bologna e Milan também se enfrentarão pela Serie A no fim de semana de 10-11 de maio, poucos dias antes do confronto decisivo pela Final da Coppa Italia em 14 de maio.