As atenções já se voltam para as semifinais da Liga Europa e da Liga Conferência. A segunda e a terceira competição de clubes da Europa, tal como a Liga dos Campeões, deixaram para trás as quartas de final e agora olham para a penúltima rodada. Duelos de quartas de final emocionantes deram a passagem para as semifinais a oito equipes, quatro por torneio. Dessas oito equipes, duas são espanholas: Athletic Club na Liga Europa e Real Betis na Liga Conferência. Portanto, o futebol espanhol continua vivo e com chances de título em todas as competições da UEFA, já que o FC Barcelona também garantiu vaga nas semifinais da Liga dos Campeões. A seguir, vamos repassar quais são as equipes classificadas e quais são os confrontos das semifinais tanto na Liga Europa quanto na Liga Conferência.
O Athletic, a passar pelo desafio de Old Trafford para chegar à final
A equipe basca continua dando passos em frente para alcançar o seu sonho: ganhar o seu primeiro título europeu e ainda por cima fazê-lo em casa, em San Mamés. Na noite passada, os comandados de Ernesto Valverde souberam ser pacientes para abrir a defesa que o Rangers havia montado em sua baliza. Após o 0-0 da primeira partida, o Athletic teve que trabalhar duro em La Catedral para assumir a liderança na eliminatória. A insistência, finalmente, teve a sua recompensa perto do intervalo com o gol de pênalti de Sancet e Nico Williams, aos 80 minutos, fechou o jogo marcando o 2-0 de cabeça.
Nas semifinais, espera por eles um gigante europeu que não vive o seu melhor momento, o Manchester United. Os ‘Red Devils’, que estavam praticamente desanimados com um 2-4 aos 113 minutos da prorrogação, mostraram garra para reverter o resultado contra o Olympique de Lyon, e em apenas 7 minutos conseguiram a classificação com o incrível 5-4.
Espanhóis e ingleses se enfrentarão pela segunda vez em sua história. A primeira traz muito boas lembranças para os torcedores de Bilbao. Nas oitavas de final de 2011/2012, o Athletic invadiu Old Trafford na partida de ida e voltou a vencer na volta, conquistando uma passagem histórica para as quartas. Agora, 13 anos depois, querem fazer o mesmo e voltar a tomar o ‘Teatro dos Sonhos’, um desafio obrigatório para chegar à final. A partida de ida será em Bilbao no dia 1 de maio, enquanto a eliminatória será decidida em Manchester no dia 8.
Do outro lado do chaveamento, Tottenham e Bodo Glimt disputam a outra vaga na final do próximo dia 21 de maio. Os ingleses eliminaram o Eintracht (1-2), enquanto a equipe norueguesa se livrou da Lazio nos pênaltis. A partida de ida será em Londres, enquanto a volta será jogada na Noruega (1 e 8 de maio).
Primeira semifinal europeia na história do Betis
Após 107 anos de história, o Betis finalmente pode dizer que alcançou as semifinais de uma competição europeia. Serão as da Liga Conferência após eliminar o Jagiellonia nas quartas de final. Os comandados de Mauricio Pellegrini fizeram valer o 2-0 da primeira partida em Sevilha e bastou um empate em um em terras polonesas.
Na penúltima rodada do torneio, terão um rival de muito maior peso, a Fiorentina, que vem de deixar para trás o Celje esloveno (4-3 no agregado). O confronto com os italianos promete ser acirrado e os andaluzes terão que dar tudo para chegar à grande final. A partida de ida da eliminatória será disputada no Benito Villamarín, enquanto o jogo de volta será no Estádio Artemio Franchi de Florença (como acontece com a Liga Europa, as partidas serão disputadas nos dias 1 e 8 de maio).
Em uma hipotética final, o Betis enfrentaria Djurgarden ou Chelsea, sendo estes últimos os claros favoritos. Além disso, os londrinos definem a série em casa. A partida de ida será em Estocolmo.
Seja contra os ingleses ou contra os suecos, o Betis quer estar presente na final de 28 de maio e, quem sabe, sonhar com o primeiro título europeu de sua história. O Estádio Municipal de Breslávia espera pelos finalistas.