Depois de várias atuações desafortunadas, finalmente, Jacobo Ramón viu recompensado tanto esforço. Após muitos anos na sombra, primeiro nas categorias de base e agora na equipe principal, o jovem zagueiro obteve o prêmio mais desejado depois de muito tempo de insistência. Trabalhando diariamente para ser titular no Real Madrid, e diante da grande quantidade de desfalques que assolaram o time, Ancelotti optou por lhe dar a oportunidade em um dos dias mais desafiadores para entrar em campo no Santiago Bernabéu. Com LaLiga praticamente perdida e sem jogadores suficientes para formar um onze com atletas profissionais, a equipe branca precisava seguir em frente com seu jogo para não entregar o título diretamente ao Barcelona sem lutar. Apesar da situação, o zagueiro, assim como o restante dos companheiros, teve uma atuação sensacional. Além do resultado, que só foi definido aos 95 minutos, as sensações deixadas pela equipe foram realmente boas. Para coroar uma grande atuação, naquela última jogada chegou a grande recompensa para Jacobo Ramón: seu primeiro gol com a camisa branca. Resta saber se esse lance significará um antes e um depois em sua trajetória.
Um gol que mantém LaLiga viva, por enquanto…
Quando já estava tudo preparado em Barcelona para celebrar o título, um jogador da base merengue decidiu estragar a festa, pelo menos por algumas horas. O gol de Jacobo Ramón aos 95 minutos de jogo deu ao Real Madrid os três pontos, mantendo o time na luta pelo título por mais algum tempo. Um gol que obriga o Barça a vencer no RCDE Stadium se quiser se tornar campeão de Liga de forma matemática. Mas voltando ao zagueiro, não foi nada fácil encarar o desafio ontem. Após várias intervenções nesta temporada um tanto discretas, o jogador da base, ao lado de outro que até pouco tempo estava em sua posição (Asencio), tinha a missão de frear um Mallorca que lutava por uma vaga na Europa. E, embora as coisas não tenham começado bem, com o passar dos minutos ambos foram se encontrando melhor em campo, a ponto de não sofrer o mínimo na defesa durante praticamente todo o confronto. No entanto, o gol que culminaria a virada demorava a chegar.
Mas, como são as coisas do futebol, quando tudo indicava o apito final, na última ação, Jacobo vestiu a camisa de Sergio Ramos para garantir os três pontos e manter viva a esperança. Ancelotti havia avisado no dia de Butarque: “Este não é o Jacobo Ramón que estamos acostumados a ver”, e não lhe faltava razão. Ontem ele se redimiu com uma atuação magnífica que, quem sabe, mude o curso da carreira do zagueiro que foi titular.
Xabi Alonso e a aposta na base
É lógico entender que o Real Madrid buscará um zagueiro no mercado. Com Huijsen praticamente fechado, talvez o clube branco tenha encontrado outra solução em casa. Além disso, com a provável chegada de Xabi Alonso, o clube já sabe que o técnico espanhol olhará muito mais para as categorias de base, ao contrário do que Ancelotti fez em suas passagens pelo comando do Real Madrid. Agora, com a chegada iminente do ainda técnico do Leverkusen, veremos se para Jacobo não se abriram as portas da equipe principal do Real Madrid de par em par.