Comparar um jogador da Premier League a Thierry Henry é o maior elogio que se pode receber. Henry, uma lenda do Arsenal, é amplamente considerado um dos maiores futebolistas da história da competição. Chegou ao Norte de Londres como um jovem jogador que, inicialmente, enfrentou dificuldades com a intensidade física do futebol inglês. No entanto, anos mais tarde, ele partiu como um ícone “Invencível”.
O Incomparável Registo de Thierry Henry na Premier League
Estatística de Henry na Premier League | Registo |
---|---|
Jogos | 258 |
Golos | 175 |
Assistências | 73 |
Mesmo na era dos dominantes Manchester City de Pep Guardiola e Liverpool de Jürgen Klopp, é difícil colocar alguém acima de Henry. O ex-avançado é, claro, frequentemente tema de conversa no Norte de Londres, mas o que o torna tão especial é como clubes rivais também reconhecem a sua grandeza.
O ex-treinador do Chelsea, José Mourinho, esteve entre aqueles que consistentemente elogiaram Henry ao longo dos anos, dizendo uma vez aos jornalistas: “Ele é o tipo de jogador de que se precisa para sempre, especialmente na Premier League, onde ele foi mais do que em qualquer outro lugar.” Mourinho acrescentou: “O verdadeiro Thierry Henry, o jogador de quem todos sentiremos falta para sempre, é aquele que fez temporadas inacreditáveis e uma história incrível na Premier League,” sugerindo que o seu impacto na liga inglesa foi superior às suas contribuições noutros contextos.
Muitos jogadores receberam comparações com o ex-Gunner. Por exemplo, a contratação recorde do Liverpool, Alexander Isak, é frequentemente comparada ao francês no estilo, mas resta saber se o sueco conseguirá igualar o seu legado quando tudo estiver dito e feito.
No entanto, não foi Isak que a lenda do Liverpool, Jamie Carragher, decidiu comparar com a lenda do Arsenal. Em vez disso, ele nomeou outro jogador que acredita ser o Henry da sua posição.
Carragher: Van Dijk é o `Henry dos defesas-centrais`
A falar na cobertura da Liga dos Campeões da CBS após a vitória tardia do Liverpool contra o Atlético de Madrid, Carragher afirmou que Virgil van Dijk é o “Henry dos defesas-centrais”, no que considera o maior elogio que poderia oferecer ao holandês. Recém-saído de um golo da vitória contra o Atlético, é claro ver por que o capitão dos Reds foi comparado a um jogador da classe de Henry.
“Ele será lembrado como um dos maiores jogadores que já jogaram pelo Liverpool. Não um dos maiores defesas-centrais, um dos maiores jogadores. Ele é o Thierry Henry dos defesas-centrais na Premier League.”
Com dois títulos da Premier League, uma medalha da Liga dos Campeões e tudo o mais, é difícil contestar a declaração de Carragher. Van Dijk é imperioso e está, sem dúvida, a envelhecer como um bom vinho no coração da defesa de Arne Slot.
Apesar dos impressionantes gastos do Liverpool no verão, o seu melhor negócio pode ter sido o novo contrato do seu capitão. A renovação de Van Dijk, juntamente com Mohamed Salah, definiu o tom do que estava por vir e poderá agora colher os frutos. Mais um título da liga, claro, levaria o holandês a superar Henry.