Joe Hart compartilha aprendizado valioso de temporada no Torino
O ex-goleiro da seleção inglesa Joe Hart falou recentemente sobre uma importante lição que aprendeu durante sua passagem pelo Torino, da Itália. Hart admitiu que frequentemente se sentia perdido por não falar italiano.
O jogador de 37 anos, que se aposentou recentemente, passou a temporada 2016-17 emprestado ao Torino após a chegada de Pep Guardiola e Claudio Bravo ao Manchester City.
Sua passagem pelo clube italiano não foi das mais tranquilas, tendo recebido críticas do presidente Urbano Cairo por alguns erros cometidos em campo.
O que Joe Hart aprendeu na Itália
Agora comentarista da BBC, Hart falou sobre a maior lição que tirou de sua experiência na Itália. Ele reconheceu que subestimou os desafios de se adaptar a um novo país sem falar o idioma local.
“Honestamente, antes de ir para a Itália eu pensava que não era ideal não falar a língua, mas que você acaba aprendendo. Quando estava no vestiário ouvindo conversas ao meu redor ou em reuniões do time, percebi que não fazia ideia do que estava acontecendo. Ficava apenas balançando a cabeça, tentando entender alguma palavra”, contou Hart.
O ex-goleiro ressaltou que esse é um aspecto pouco discutido na Inglaterra. “Nós arrogantemente esperamos que as pessoas cheguem, tenham 6 meses de adaptação e depois já estejam dando entrevistas em inglês. Não funciona assim. Não é uma situação agradável”, afirmou.
Hart destacou que o futebol permite outras formas de comunicação além das palavras. “É incrível quantas conversas tive sem falar uma palavra no mesmo idioma que a outra pessoa”, disse.
Ele concluiu dizendo que desde que voltou à Inglaterra, passou a se esforçar mais para fazer com que as famílias dos jogadores estrangeiros se sintam confortáveis, por entender o impacto que isso tem no desempenho deles.