O Manchester City provavelmente não conquistará o título da Premier League pela quinta vez consecutiva, após sofrer mais uma derrota no campeonato no último fim de semana, desta vez para o Nottingham Forest, que vem apresentando resultados impressionantes.
Para Pep Guardiola, esta temporada tem sido um desafio incomum, mas as contratações de janeiro podem contribuir para o regresso do clube à sua melhor forma na próxima temporada.
Omar Marmoush, Nico González, Vitor Reis e Abdukodir Khusanov chegaram ao Etihad, custando ao City cerca de 190 milhões de libras.
Em combinação com os jovens talentos já existentes, estas aquisições podem marcar o início de uma nova era de sucesso para o clube, repleta de estrelas em ascensão.
Jovens Estrelas do “Manchester City”
Os recém-chegados em janeiro trouxeram o frescor e a qualidade tão necessários ao jogo do “City”, o que pode ter um impacto positivo nos resultados da equipe até o final da temporada.
Rico Lewis consolidou-se na equipa titular, tendo disputado 36 jogos em diversos torneios nesta temporada, e surge como o substituto ideal para Kyle Walker na posição de lateral-direito.
Savinho, que veio do Troyes no verão, já confirmou o seu potencial por diversas vezes. Na sua temporada de estreia, marcou 11 gols, mas para continuar a progredir, precisa trabalhar na finalização e marcar mais gols.
James McAtee demonstra prontidão para progredir, tendo marcado seis gols em 21 jogos pelo clube. No entanto, a concorrência pode ser feita pelo jovem de 19 anos Claudio Echeverri, que é considerado um dos jovens jogadores mais promissores da América do Sul.
Mas talvez seja Abdukodir Khusanov quem se tornará a principal jovem estrela do clube?
Por Que Abdukodir Khusanov Pode Se Tornar um Jogador de Classe Mundial no “Manchester City”
Após uma série de meses de resultados insatisfatórios, Guardiola percebeu a necessidade de sangue novo para dar um novo impulso à equipe na segunda metade da temporada.
Dadas as lesões de Manuel Akanji e John Stones, o reforço da defesa tornou-se uma prioridade. Vitor Reis tem potencial para se tornar um jogador importante para o clube no futuro.
No entanto, foi Khusanov quem rapidamente se adaptou ao jogo na defesa do “City”, conseguindo superar as dificuldades do jogo de estreia contra o Chelsea.
Khusanov, de 21 anos, está certamente orgulhoso do seu progresso, tornando-se o primeiro jogador do Uzbequistão a jogar na Premier League. Sua transferência do Lens francês custou 33,5 milhões de libras esterlinas.
Considerando o seu desempenho desde a estreia contra a equipe de Enzo Maresca, há razões para acreditar que Khusanov pode vir a ser uma das contratações mais importantes de Guardiola para o “City”.
Antes de se juntar ao “City”, o zagueiro central disputou apenas 31 jogos pelo Lens, mas o seu alto nível de jogo era evidente.
Na primeira metade da temporada da Liga Francesa, Khusanov estava no top 1% dos jogadores da sua posição em interceções (2,4) e no top 17% em duelos aéreos ganhos (2,49) por 90 minutos.
Estatísticas de Khusanov na Premier League pelo “Man City” (Média por 90 minutos) | |
---|---|
Passes precisos | 59.6 |
Desarmes | 1 |
Interceções | 0.6 |
Duelos ganhos | 2.2 |
Recuperações de bola | 4.8 |
Afastamentos | 4.2 |
Desde que se juntou ao “City”, Khusanov participou em sete jogos, marcando um gol contra o Leyton Orient na Taça da Inglaterra, e parece confiante no centro da defesa da equipe.
O analista de futebol Alex Barker notou nas redes sociais X o poder físico de Khusanov, chamando-o de “aterrorizante”. Apesar da sua tenra idade (21 anos) e de apenas cinco jogos na Premier League, o zagueiro uzbeque já conseguiu demonstrar o seu talento.
Nestes cinco jogos na primeira divisão, Khusanov demonstra uma precisão de passe de 92%, em média por jogo recupera 4,8 bolas, faz 1 desarme e ganha 57% dos duelos aéreos. Para comparação, William Saliba ganha 61% dos duelos aéreos e completa 94% dos passes precisos. Virgil van Dijk, do Liverpool, tem 92% de precisão de passe e ganha 71% dos duelos aéreos.
Assim, Khusanov está a dar passos seguros em frente e teve um ótimo começo na sua carreira em Inglaterra. Nas próximas semanas, ele terá a oportunidade de jogar sem pressão excessiva, especialmente considerando que o título do campeonato nesta temporada provavelmente escapará ao clube pela primeira vez desde 2020.
Isto pode ser uma oportunidade para Khusanov se consolidar na equipa titular e se tornar um jogador fundamental para a equipe na temporada 2025/26.
Não há dúvida de que o zagueiro de 21 anos tem potencial para se tornar um dos melhores do mundo, especialmente se continuar a progredir no mesmo ritmo.