A vitória da Juventus sobre o Hellas Verona reacendeu as esperanças dos torcedores bianconeri, trazendo oficialmente a Velha Senhora de volta à disputa pelo Scudetto, juntamente com Atalanta, Napoli e Inter. Os três pontos conquistados pela equipe de Thiago Motta reduziram a diferença para o topo da tabela da Série A para 6 pontos, com mais onze rodadas a serem disputadas no campeonato.
Apesar das recentes eliminações nas copas, primeiro na Liga dos Campeões e depois na Copa da Itália, os bianconeri conquistaram a quinta vitória consecutiva no campeonato e agora a distância para o topo é realmente pequena. Ignorar a Juve na corrida pelo título seria, portanto, um erro. Especialmente porque o próximo desafio da Juve é o confronto direto contra a Atalanta.
O Calendário
Olhando para o calendário, os bianconeri enfrentarão as seguintes equipes: Atalanta, Fiorentina, Genoa, Roma, Lecce, Parma, Monza, Bologna, Lazio, Udinese e Venezia. Este é o caminho da Juve para tentar uma reviravolta, que não seria inédita.
Os Precedentes
A história sorri para a Juve. Na temporada 1966/67, ainda na era dos dois pontos por vitória, os bianconeri conquistaram o scudetto ao superar a Inter no final. No início do returno, os bianconeri empataram três jogos seguidos, o que fez a Inter abrir 4 pontos de vantagem. Posteriormente, a diferença sempre oscilou entre 2 e 4 pontos e a Inter parecia perto do título. De repente, porém, a equipe de Milão perdeu o confronto direto e empatou com Napoli e Fiorentina. A Juventus, a uma rodada do fim, se aproximou para -1, completando a reviravolta com a ultrapassagem na última rodada graças à derrota da Inter para o Mantova e à vitória dos bianconeri sobre a Lazio.
Outro precedente, com a Velha Senhora como protagonista, remonta à temporada 1972/1973, quando a Juve conquistou o scudetto de virada, com o Milan sendo surpreendido pelo Verona na última rodada. A seis rodadas do fim do campeonato, os rossoneri mantinham uma vantagem de cinco pontos sobre a Juve, mas uma série de resultados negativos levou Milan, Lazio e Juventus à última rodada do campeonato, respectivamente com 44 e 43 pontos. Milan e Lazio perderam para Verona e Napoli, enquanto a Juventus venceu a Roma e se sagrou campeã italiana no ato final de uma temporada surpreendente.
Também na temporada 2001/2002 os bianconeri venceram de virada sobre Inter e Roma, com a equipe então treinada por Lippi, que a cinco rodadas do fim do campeonato estava seis pontos atrás dos nerazzurri. Após uma série de resultados negativos dos nerazzurri, chegou-se à última rodada, com a Juve vencendo a Udinese e ultrapassando a Inter, derrotada pela Lazio, conquistando o vigésimo sexto título.
Chegando a tempos mais recentes, é quase impossível esquecer a temporada 2015/2016, com os bianconeri conquistando mais um scudetto de virada. Nesta ocasião, o adversário foi o Napoli de Higuain. Os bianconeri começaram mal, em contraste com uma Inter implacável, que depois perdeu força em janeiro. O Napoli, por sua vez, conseguiu manter um bom ritmo, com os bianconeri chegando a acumular uma desvantagem de -11 pontos para o topo. O gol de Zaza no confronto direto com os azzurri na 25ª rodada, porém, relançou a Juve, que virou o jogo e ultrapassou o Napoli, conquistando o Scudetto, com 9 pontos de vantagem sobre os napolitanos.