Há um grande entusiasmo em torno do mais recente reforço do RC Strasbourg Alsace, aclamado como a próxima grande estrela do futebol sul-americano.
Na quinta-feira, o clube da Alsácia confirmou oficialmente o empréstimo de Kendry Paéz, de 18 anos, do Chelsea, para toda a campanha da Ligue 1 de 2025-26.
O internacional equatoriano, que foi eleito o jogador mais destacado no Torneio Next Generation de 2022 na Áustria, já soma 18 aparições pela sua seleção principal e marcou dois gols.
Carlos Tenorio, um herói da Copa do Mundo de 2006 na Alemanha pela seleção do Equador, expressou sua convicção de que a sensação sul-americana possui todas as ferramentas para ser ainda melhor do que alguns dos maiores jogadores que o belo esporte já viu.
“Ele tem tudo para ser melhor que Leo Messi, melhor que Neymar, mas isso depende dele e do seu entorno,” disse Carlos Tenorio ao L`Équipe depois que o jovem se juntou oficialmente ao Strasbourg.
“Esta é a primeira vez que vejo um jogador com estas características. Creio que ele tem tudo para se tornar um dos jogadores mais importantes do futebol mundial,” acrescentou Tenorio.
Tenorio desempenhou um grande papel na campanha do Equador até as oitavas de final da Copa do Mundo de 2006, marcando os gols da vitória nos seus dois primeiros jogos da fase de grupos contra a Polônia (2 a 0) e a Costa Rica (3 a 0). Até hoje, essa é a melhor participação do Equador em uma Copa do Mundo.
Paéz tem chamado a atenção desde a infância, ingressando no departamento juvenil do Barcelona, Academia Alfaro Moreno, quando tinha cinco anos – vale ressaltar, o Barcelona do Equador e não o famoso clube da Espanha. Eventualmente, ele se mudaria para o gigante equatoriano Independiente del Valle, jogando em sua equipe juvenil a partir dos 12 anos, antes de ser integrado ao elenco principal em 2023.
Ele marcou um total de 12 gols em duas temporadas da Série A equatoriana. Por mais de dois anos, ele sabia que se mudaria para a Premier League, juntando-se ao Chelsea em seu 18º aniversário, em junho.
Ele também foi comparado ao ex-vencedor da Chuteira de Ouro da Copa do Mundo, James Rodríguez (34), conhecido por sua habilidade com ambos os pés, grande capacidade de drible e velocidade.
Em setembro de 2023, aos 16 anos, ele se tornou o equatoriano mais jovem a atuar por seu país, e o segundo sul-americano mais jovem a jogar uma partida sênior, superado apenas pelo falecido Diego Maradona. Ele marcou seu primeiro gol internacional na vitória do Equador por 2 a 1 sobre a Bolívia em outubro de 2023, tornando-se assim o artilheiro mais jovem na história das Eliminatórias da Copa do Mundo da CONMEBOL, com 16 anos e 161 dias.