Joshua Kimmich resolveu o debate. O médio-centro do Bayern de Munique e da seleção alemã renovou o seu contrato até 2029 e fechou as portas a uma possível saída. Aos 30 anos, prolonga o seu compromisso com o clube bávaro e passará a fase final da sua carreira em Munique.
“No FC Bayern tenho o melhor ambiente para atingir os meus objetivos desportivos. Tomei a minha decisão com base nisso. Atualmente, não há melhor grupo de colegas, equipa técnica e ambiente de clube para que eu possa maximizar o meu sucesso. Aqui sinto-me em casa e ainda não terminei”, disse o médio-centro após renovar com o Bayern. Hebert Hainer, presidente do clube, manifestou a sua satisfação com a direção desportiva: “Um elogio à nossa direção desportiva e à nossa diretoria: o FC Bayern precisa de jogadores que não só vistam a camisola, mas que também assumam a responsabilidade dentro e fora do campo. E Joshua Kimmich é um jogador assim”. O diretor desportivo, Max Eberl, por sua vez, apoiou o alemão após prolongar o seu contrato: “Mentalidade e identidade, é isso que Joshua Kimmich representa. Leva anos a interiorizar o ADN do FC Bayern e personifica-o dentro e fora do campo. Onde outros param, ele simplesmente começa. Estamos felizes por ele continuar a liderar a nossa equipa”.
Reviravolta radical nas últimas semanas
Esta renovação altera completamente a situação de um jogador que, durante as últimas semanas, parecia estar mais fora do que dentro; o Bayern de Munique retirou a primeira oferta de renovação depois de o jogador ter hesitado em assiná-la. Finalmente, Kimmich aceitou a segunda oferta do Bayern. Assim explicou o jogador as suas dúvidas: “No verão fui candidato a sair; falava-se muito que o clube queria poupar dinheiro em salários. Outros jogadores também eram candidatos a ser vendidos. De repente, relativamente ao início da pré-temporada, disseram-me que eu devia ser o rosto visível do clube. Custou-me acreditar diretamente, acreditar nesta mudança de opinião em poucas semanas. Depois chegou um novo treinador. Então queria esperar para ver como as coisas se desenvolviam e como rendíamos como equipa e como clube. Para mim era muito importante que Max Eberl me desse tempo. As conversas com Max e Christoph sempre foram boas; senti que compreendiam a minha situação. Não houve pressão na primeira metade da temporada porque sabiam que eu queria ver para onde íamos”.
A continuidade de Kimmich representa uma grande tranquilidade para o clube. O médio-campista, que jogou todos os jogos da presente temporada, é o eixo e leme do Bayern de Munique. Com esta renovação, o clube garante a continuidade de um dos seus pilares. Além disso, após a renovação de Alphonso Davies ou Jamal Musiala, o clube começa a dar forma ao seu plantel do futuro.