Enquanto o futebol francês lida com as consequências do fracasso do acordo de transmissão com a emissora britânica DAZN, a Ligue de Football Professionnel (LFP) decidiu avançar com os planos para estabelecer seu próprio canal para a temporada 2025-2026.
Um processo de licitação foi aberto na segunda-feira para a produção da nova emissora interna da liga, que está programada para ser lançada em 15 de agosto, data de início da nova campanha.
Como nenhuma emissora doméstica foi garantida para a próxima temporada, a LFP está implementando um plano de contingência: operar seu próprio canal. No entanto, a liga continua aberta a parcerias com entidades de mídia estabelecidas, como Canal+, beIN Sports, Amazon Prime Video, Disney+ ou até mesmo a própria DAZN, mas somente sob um acordo que ofereça receita mínima garantida.
A DAZN, emissora desta temporada, chegou a um acordo com a LFP no mês passado para encerrar seu contrato com a Ligue 1. A emissora britânica tinha um acordo para exibir oito dos nove jogos da Ligue 1 por uma taxa anual de €375 milhões.
A DAZN comentou anteriormente: “Chegar à França, perder dinheiro e depois parar após um ano não faz muito sentido. Estamos convencidos de que, no contexto do projeto do canal da Ligue 1, podemos trazer muito valor agregado.” Se a DAZN se associasse ao canal da LFP, esta última renunciaria a uma taxa de €100 milhões pela quebra de contrato.