A temporada da Ligue 1 se aproxima rapidamente do fim. Embora o Paris Saint-Germain tenha garantido o título há um mês, a corrida pelo pódio e, consequentemente, pelas vagas na Liga dos Campeões, continua historicamente apertada, com tudo ainda em aberto a duas rodadas do fim da campanha 2024/25.
Estamos prontos para um final emocionante, já que apenas dois pontos separam o Olympique de Marseille (segundo) do RC Strasbourg Alsace (sexto) após os resultados deste fim de semana. A última rodada pareceu apenas aumentar as apostas nesta disputa aberta e delicadamente equilibrada, com a maioria dos concorrentes europeus obtendo bons resultados.
O OGC Nice ditou o ritmo do fim de semana com uma vitória por 1 a 0 sobre o Stade de Reims na noite de sexta-feira, graças a um gol de Morgan Sanson aos 15 minutos. Foi uma vitória que pareceu “cumprir a tarefa” e colocou o time em uma sequência de três vitórias – nada mal, considerando que eles haviam conquistado apenas um ponto em março.
Vitórias e Empates Insatisfatórios
O Strasbourg foi o próximo a entrar em campo, abrindo os jogos de sábado com uma vitória por 2 a 1 sobre o PSG no Stade de la Meinau. Foi um jogo que deixou os rivais imediatos do *Le Racing* resmungando, já que o PSG fez 10 mudanças em relação à vitória no meio da semana sobre o Arsenal, preparando-se para o jogo de volta na quarta-feira à noite.
O AS Monaco finalizou o sábado com uma vitória por 3 a 1 fora de casa contra os candidatos ao rebaixamento, AS Saint-Étienne. Assim como no caso do Nice, o que importaram foram os três pontos, com o Monaco levando um breve susto quando o Saint-Étienne empatou aos 65 minutos, antes que gols de Al-Musrati e Folarin Balogun decidissem a partida para os visitantes.
Todos os olhos estavam voltados para Lille OSC e Marseille no domingo à noite, que protagonizaram um tenso empate por 1 a 1 no Stade Pierre-Mauroy. Ficou claro que a ameaça do que poderia ser perdido pesava muito na mente de ambas as equipes. Nenhuma delas ficou totalmente satisfeita com o empate, mas foi muito melhor do que a alternativa de perder terreno nesta corrida acirrada.
Lyon Falta Serenidade na Reta Final
Como disse o técnico do Lille, Bruno Génésio, aos repórteres após a partida: “É impossível saber quem terminará nas vagas da Liga dos Campeões. Nada está decidido, tudo será decidido no último dia, [e pode levar] até o último minuto. Serão as equipes que tiverem mais serenidade e que puderem gerenciar melhor suas emoções que chegarão ao fim.”
Houve apenas uma equipe no bloco europeu que não conseguiu manter a serenidade neste fim de semana: o Olympique Lyonnais, que caiu para sétimo após sofrer um grande golpe em suas chances na Liga dos Campeões. A derrota por 2 a 1 em casa para o RC Lens deixa o clube com apenas uma pequena possibilidade de garantir uma vaga na competição mais prestigiada da Europa.
Matematicamente, eles ainda têm uma chance, mas a reação desolada dos jogadores ao apito final foi reveladora. Cinco pontos atrás do Marseille com duas rodadas restantes significa que suas esperanças dependem de um colapso completo dos cinco times à sua frente. No entanto, pelo menos até o próximo fim de semana, nada deve ser descartado neste final de temporada notável.
Outros Destaques da Rodada na Ligue 1
- Chegou ao fim a sequência invicta de 40 jogos de Luis Enrique fora do Parc des Princes na Ligue 1. O treinador claramente tinha um olho na partida de volta da semifinal do PSG contra o Arsenal. É um jogo que provavelmente definirá esta temporada, especialmente porque o recorde de invencibilidade do clube já havia sido quebrado na semana anterior contra o Nice.
- O PSG será acompanhado na Ligue 1 na próxima temporada por seus futuros vizinhos, o Paris FC. O time da Ligue 2 confirmou sua promoção para a primeira divisão após um empate por 1 a 1 com o FC Martigues. Será um grande passo para o clube, em mais de um sentido, com os novos proprietários provavelmente dobrando o orçamento operacional do clube.
- Habib Beye confirmou na sexta-feira que seu contrato com o Stade Rennais foi automaticamente estendido por mais uma temporada. No entanto, a lua de mel durou menos de um dia, pois ele criticou duramente seu elenco após uma decepcionante derrota por 2 a 1 para o Toulouse FC. “Tenho um time morto, um time clinicamente morto”, disse Beye aos repórteres.