Liverpool fez negócio de ouro ao vender estrela que era “um dos melhores do mundo”
O Liverpool continua no topo da Premier League, apesar do empate em 2-2 com o Fulham no sábado. Foi apenas a quarta vez em 23 partidas desde a chegada de Arne Slot que os Reds não venceram em todas as competições.
Isso é notável considerando a mudança de treinador e a falta de investimentos no mercado de transferências de verão. Federico Chiesa, que chegou da Juventus por £12,5 milhões, foi a única contratação sênior para o elenco de Slot.
O italiano teve impacto mínimo até agora, fazendo apenas três aparições totalizando 78 minutos devido a uma lesão muscular persistente. Essa questão já havia sido apontada como potencial problema quando ele chegou.
Enquanto isso, £30 milhões foram gastos para contratar o goleiro Giorgi Mamardashvili, que foi imediatamente emprestado de volta ao Valencia. Ele chegará no próximo verão, criando uma disputa interessante pela posição de titular com Alisson e Caoimhín Kelleher.
Assim, o sucesso do Liverpool até agora foi construído sobre a base dos jogadores principais de Jürgen Klopp. E pode ter sido a venda de um dos mais confiáveis tenentes de Klopp que provou ser o melhor negócio feito pelos Reds recentemente.
A carreira de Fabinho pós-Liverpool
Em julho de 2023, Fabinho foi vendido ao Al-Ittihad por £40 milhões, praticamente o mesmo valor pago pelo Liverpool cinco anos antes, apesar do brasileiro já ter 30 anos.
Durante sua passagem por Merseyside, Klopp o chamou de “um dos melhores do mundo na posição 6”, por isso relutou em vendê-lo.
No verão de 2023, os clubes da Saudi Pro League gastaram mais de £750 milhões, tornando o dinheiro difícil de recusar. No entanto, os gastos, público e interesse geral na liga estagnaram nos últimos meses.
No caso específico de Fabinho, quando ele chegou ao Al-Ittihad, o clube era o atual campeão. Mas terminou em quinto na última temporada, com o técnico Nuno Espírito Santo sendo substituído por Marcelo Gallardo, que durou apenas 33 partidas antes de retornar ao River Plate.
Agora comandado por Laurent Blanc, o time de Jeddah lidera a tabela após a vitória por 2-1 sobre o Al-Nassr de Cristiano Ronaldo na sexta-feira.
O tempo de Fabinho na Arábia Saudita tem sido prejudicado por lesões, fazendo 45 aparições mas perdendo 19 jogos desde sua estreia. Isso reforça que o Liverpool realmente acertou em cheio ao vendê-lo quando o fez, substituindo-o por Ryan Gravenberch por um valor similar, nove anos mais jovem.
O holandês tem sido muito elogiado por suas atuações nesta temporada, com Dinesh Kumar descrevendo-o como “absolutamente sensacional” contra o Fulham no domingo. Ele também é classificado como o terceiro melhor jogador do Liverpool pelo Sofascore. Gravenberch pode não estar em Anfield se não fosse pela venda bem cronometrada de Fabinho.