Qua. Mai 14th, 2025

Manchester United Lidera Corrida por Estrela de £60 Milhões, Visto como o Novo Rashford para Bruno Fernandes

Se o Manchester United almeja conquistar troféus pela terceira temporada consecutiva, muito se deverá, mais uma vez, a Bruno Fernandes. O capitão e talismã da equipa tem sido fundamental, arrastando a equipa até à final da Liga Europa.

O jogador de 30 anos marcou sete golos nesta competição na presente época — seis deles nas fases a eliminar — e somou cinco assistências. A sua frieza na conversão de um penálti foi notória e crucial na espetacular recuperação tardia contra o Lyon, em casa.

Claro, como capitão de uma equipa atualmente na 16ª posição da Premier League, o médio não está isento de críticas. Nenhum jogador no plantel atual está acima de críticas.

Ainda assim, os rumores sobre uma potencial oferta da Arábia Saudita pelo antigo jogador do Sporting CP apenas serviram para reforçar o quão vital Fernandes é para esta equipa em dificuldades. Como Ruben Amorim referiu, ele é “um dos melhores jogadores do mundo”.

Talvez o equivalente moderno ao grande Bryan Robson, uma figura brilhante numa era longe de ser gloriosa para o United, Fernandes merece fazer parte de uma equipa que realmente dispute o título da Premier League e a glória na Liga dos Campeões.

Estatísticas de Bruno Fernandes na época 24/25

Bruno Fernandes: Época 24/25 em números
Competição Jogos Golos Assistências
Premier League 34 8 10
Liga Europa 13 7 5
FA Cup 3 2 1
EFL Cup 3 2 2
Community Shield 1 0 1
Total 54 19 19

No entanto, é necessária uma grande reestruturação para fortalecer a equipa à volta dele…

Últimas notícias sobre a busca por reforços do Man Utd

Após a desanimadora política de transferências na era Erik ten Hag, que girou em torno de jogadores da Eredivisie ou de origem holandesa, parece que o regime da INEOS busca uma mudança de tática desta vez, com relatos a sugerir que o clube está pronto para contratar talentos de alto nível da própria Premier League.

Imagem relacionada a transferências do Man Utd

De facto, os dois principais candidatos a chegar a Old Trafford neste verão parecem ser Matheus Cunha e Liam Delap. A promissora dupla — que marcou 27 golos na liga entre si — parece estar a caminho de deixar Wolverhampton Wanderers e Ipswich Town, respetivamente.

Para além desta dupla, o Football Insider também relata que Amorim e companhia estão agora em “pole position” para contratar a sensação do Bournemouth, Antoine Semenyo, devido à sua excelente temporada na costa sul.

De acordo com a notícia, as hipóteses do United de contratar o jogador de 25 anos são “susceptíveis de aumentar” se conquistarem a glória na Liga Europa na próxima semana. O clube poderá ter de competir com Arsenal e Newcastle United na batalha pela sua contratação.

Isto surge no meio de especulações recentes que sugeriam que a INEOS estaria disposta a desembolsar £38 milhões para contratar o antigo jogador do Bristol City, embora ainda esteja para se ver se os Cherries aceitariam algo menos do que o seu preço pedido de £60 milhões.

Se o United conseguir vencer a corrida pela assinatura do avançado, ele poderá representar a adição perfeita para ajudar a revitalizar a linha de ataque apática de Amorim.

Por que Semenyo poderia brilhar no Man Utd

Como a derrota para o West Ham United mostrou, esta equipa do Manchester United carece de energia e atletismo. Como o próprio Amorim admitiu, houve uma verdadeira “falta de urgência” por parte dos seus jogadores.

Um problema particular, algo que o treinador de 40 anos também tem apontado regularmente, são as dificuldades do clube com a “físicalidade”, um fator que talvez explique a diferença entre o seu sucesso a nível doméstico e no continente.

Trazer Semenyo para a equipa poderia então ajudar a mudar essa dinâmica. O jogador de 25 anos é uma presença simplesmente explosiva e elétrica no ataque, tendo sido descrito como “quase imparável” por vezes pelo jornalista Ed Aarons.

Antoine Semenyo a marcar pelo Bournemouth

Como o antigo treinador do Bristol, Nigel Pearson, afirmou no passado, o avançado de 1,85m é “muito difícil de enfrentar” devido à sua “velocidade e potência”, tendo marcado nove golos na liga nesta temporada a atuar como ponta de lança ou nas alas.

Um jogador que pode abrir defesas com corridas penetrantes, Semenyo poderia assim formar uma parceria devastadora com Bruno Fernandes. A “máquina criativa” do United — como foi apelidado por Kevin De Bruyne — é simplesmente um mestre em encontrar os seus companheiros com passes longos ou rasteiros para desbloquear defesas.

Isso foi particularmente evidente na relação do português com Marcus Rashford no passado, tendo contribuído conjuntamente para 26 golos ao lado do inglês, e nomeadamente fornecido seis assistências para o seu (agora) afastado colega de equipa na Premier League durante a campanha de 2022/23.

Curiosamente, Rashford é de facto apontado como um jogador semelhante a Semenyo entre aqueles na sua posição nas cinco principais ligas da Europa, segundo o FBref, o que reforça ainda mais que ele possui os atributos para potencialmente prosperar numa parceria com Fernandes na próxima temporada.

Embora o papel a longo prazo do capitão na equipa ainda não esteja decidido, ele é uma arma criativa onde quer que seja utilizado, seja como número seis ou número dez, tendo novamente liderado a liga nesta época em oportunidades criadas (88).

Tudo o que ele precisa agora são companheiros de equipa para realmente aproveitar essas oportunidades. Poderá Semenyo ser a resposta?

By Rui Queirós

No coração do Porto, vive e trabalha Rui Queirós, um dos analistas desportivos mais perspicazes de Portugal. A sua profunda compreensão do futebol, futsal e râguebi permite-lhe criar conteúdos únicos sobre os aspectos táticos do jogo. Diariamente, analisa as últimas notícias do desporto mundial, com especial atenção às equipas portuguesas em competições internacionais. Rui desenvolveu a sua própria metodologia para avaliar a probabilidade dos resultados desportivos, ajudando os leitores a fazerem apostas mais informadas. A sua coluna semanal de previsões desportivas tem uma das maiores taxas de precisão do país.

Related Post