Após a vitória na última jornada em Old Trafford contra o Aston Villa, Ruben Amorim declarou com otimismo que “bons dias estão a chegar” para o Manchester United. Esta afirmação parecia fantasiosa, considerando o terrível 15º lugar do clube na Premier League e a dolorosa derrota na final da Liga Europa.
O treinador português tem feito promessas durante os seus turbulentos primeiros seis meses em Manchester, mas a questão é se ele conseguirá concretizá-las.
É claro que o técnico de 40 anos precisa urgentemente de reforços para ter sucesso no clube. Esta necessidade parece já ter impulsionado um início de janela de transferências agitado e promissor para os Red Devils.
Para a fúria dos adeptos rivais, o United já contratou Matheus Cunha do Wolverhampton Wanderers, e Bryan Mbeumo do Brentford parece estar a caminho. Estas duas contratações aumentaram o otimismo em relação aos “bons dias” mencionados por Amorim.
No entanto, para que haja uma melhoria drástica na próxima temporada e além, estes acordos iniciais devem ser apenas a ponta do iceberg. Após uma década de decisões de recrutamento desastrosas, é hora de uma reformulação completa.
Com isto em mente, vamos analisar como pode ser o onze inicial do Manchester United sob o comando de Amorim na próxima temporada, caso Jason Wilcox, o recém-nomeado diretor de futebol, consiga executar os seus planos de transferência.
GK – Vanja Milinkovic-Savic

É discutível se Andre Onana poderia ter feito melhor para impedir o remate desviado de Brennan Johnson em Bilbao. O que é evidente é que o United chegou à final apesar, e não por causa, do guarda-redes camaronês.
O jogador de 29 anos, que tem sido apontado para uma saída neste verão, cometeu cinco erros que resultaram diretamente em golo na Premier League e na Liga Europa, tendo inspirado pouca ou nenhuma confiança desde a sua transferência de £47.2m do Inter em 2023.
Apresentando Vanja Milinkovic-Savic. Outrora nas camadas jovens do United, saiu rapidamente por não conseguir uma autorização de trabalho. O sérvio de 2,00m tem sido fortemente associado a um regresso a Old Trafford. Com apenas um ano restante no seu contrato com o Torino, relatos sugerem que ele pode custar apenas €20m (£17m).
O jogador de 28 anos sofreu apenas 42 golos em 37 jogos da Serie A na temporada passada, enquanto se classificou no top 7% dos guarda-redes nas cinco principais ligas europeias em percentagem de defesas. Contratem-no.
RCB – Leny Yoro

Apesar de um início de vida em Inglaterra marcado por lesões, Leny Yoro realmente se destacou nos últimos meses da temporada, notavelmente marcando o seu primeiro golo pelo clube fora de casa contra o Lyon.
Com apenas 19 anos e uma propensão para avançar a partir da defesa, este jogador, que Rio Ferdinand apelidou de “o melhor do mundo” para aquela idade, poderá tornar-se um titular regular na defesa na próxima temporada.
CB – Harry Maguire

A impressionante recuperação de forma de Harry Maguire, após Erik ten Hag lhe ter retirado a braçadeira de capitão em 2023 em meio a rumores de transferência para o West Ham United, foi notável. O seu golo da vitória nos últimos minutos em casa contra o Lyon simbolizou perfeitamente esta reviravolta.
Amorim considera o jogador de 32 anos “perfeito” para uma defesa a três. Maguire, que em breve entrará no último ano do seu contrato, merece voltar a ser uma figura consistente na linha defensiva.
Desde que a condição física o permita, é claro.
LCB – Lisandro Martinez

Sobre a condição física, enquanto Lisandro Martinez continua afastado devido a uma lesão no ligamento cruzado anterior, o campeão do mundo é certamente uma escolha garantida para começar como central esquerdo. Ele estava a encontrar a sua melhor forma em 2025 antes deste infeliz contratempo.
O jogador de 27 anos, que marcou golos cruciais fora de casa contra Fulham e Liverpool, é um defensor dinâmico e eficaz na construção de jogo quando está em forma.
Embora Ayden Heaven possa ser a solução a longo prazo, Martinez deve sem dúvida ser titular assim que estiver disponível novamente.
RWB – Amad
