Maresca deve liberar jovem promissor do Chelsea que é melhor que Mainoo
Com a janela de transferências de janeiro se aproximando, a principal posição que parece ser foco para o time de Enzo Maresca é a zaga central, já que Wesley Fofana e Benoit Badiashile estão fora com lesões graves e Axel Disasi está sendo ligado a uma possível saída.
No entanto, a zaga não é a única posição em que o Chelsea está com problemas de elenco, já que Roméo Lavia tem lutado pelo segundo ano consecutivo para se manter em forma. Com apenas uma aparição na temporada 2023/24, Lavia está tendo uma temporada melhor este ano, fazendo 12 jogos, dando uma assistência e totalizando 588 minutos jogados.
Isso fez com que Enzo Fernández e Moises Caicedo fossem muito exigidos no meio-campo, com outras opções como Cesare Casadei, Carney Chukwuemeka, Kiernan Dewsbury-Hall e Renato Veiga não sendo confiáveis para jogar essas posições na Premier League sob o comando de Maresca.
Mas com a janela de transferências aberta, o Chelsea poderia chamar de volta um de seus jogadores emprestados, assim como já fizeram para reforçar a zaga com Trevoh Chalobah, a fim de proporcionar competição e profundidade no meio-campo.
Isso em vez de contratar Kobbie Mainoo do Manchester United…
A busca do Chelsea por Kobbie Mainoo
O Chelsea tem sido ligado a uma possível contratação de Mainoo nas últimas semanas, com as negociações de contrato do jogador com o United chegando a um “impasse”. O meia de 19 anos fez 18 jogos pelo United nesta temporada até agora, ainda sem marcar gols ou dar assistências, totalizando 1.297 minutos jogados.
Dito isso, ele pode deixar os Red Devils e é o time de Stamford Bridge que está “liderando a corrida” pela assinatura do internacional inglês.
O próprio Kobbie Mainoo do Chelsea
Andrey Santos está atualmente emprestado ao Strasbourg na Ligue 1, fazendo 17 jogos até agora nesta temporada, marcando sete gols e dando uma assistência. É seguro dizer que ele tem sido bastante impressionante.
O brasileiro de 20 anos foi contratado na janela de transferências do verão de 2023, chegando por uma taxa de cerca de £13 milhões do Vasco da Gama no Brasil. Desde então, ele ainda não jogou uma única partida pelo time principal dos Blues.
Assim como Mainoo, Santos é visto como um meio-campista box-to-box, tendo qualidade para recuar, ligar o jogo e progredir pelas linhas na construção, além de ter qualidade para chegar à área adversária, marcar gols e dar assistências para seu time.
Ao analisar as métricas de Santos, pode-se ver claramente sua capacidade de afetar todos os aspectos do jogo, tendo as qualidades progressivas necessárias no meio-campo, a criatividade para jogar entre as linhas, o faro de gol ao chegar na área, e a capacidade de duelo defensivo para proteger a linha defensiva de sua equipe.
Enquanto Mainoo mostra excelentes níveis de resistência à pressão, frequentemente carregando a bola sem problemas pelo meio-campo em espaços apertados, Santos tem a capacidade de fazer isso, além de oferecer mais fora de posse, recuperando a bola com mais frequência e até mostrando características de liderança em campo.
Trazer Santos de volta proporcionaria ao Chelsea uma excelente profundidade no meio-campo. No entanto, se Lavia conseguir se manter em forma pelo resto da temporada, o jovem brasileiro pode ter dificuldades para conseguir minutos consistentes, tornando uma decisão difícil chamá-lo de volta de um empréstimo muito bem-sucedido com o Strasbourg até agora.