Matteo Moretto, uma das vozes mais confiáveis no mercado de transferências, foi o protagonista hoje na La Grada Ràdio para analisar detalhadamente a situação de Alex Král. O jornalista italiano revelou este fim de semana que o Espanyol já deu o primeiro passo para adquirir o passe do médio checo, apresentando uma primeira oferta oficial ao jogador cedido pelo Unión Berlín, perante o qual já teria decidido exercer a opção de compra existente. No entanto, o grande obstáculo continua a ser o salário do jogador, um aspeto chave que o clube blanquiazul deverá gerir com cautela para não comprometer a sua economia. Até onde está disposto a ir o Espanyol? Existem outras opções para Král? Moretto deu algumas das chaves deste tema.
Surpreende o momento em que se decidiu avançar com esta operação, quando Alex Král não está no seu melhor momento, longe da versão que deslumbrou no início da temporada. “O Espanyol sabe perfeitamente quanto tem de pagar para ficar com Král, isso não seria um problema, disseram-me que já transmitiu ao Union Berlín que tem toda a intenção de pagar essa quantia para o contratar. Isso já foi acordado no verão passado. Para fechar definitivamente a operação, é preciso chegar a um acordo económico com o representante e com o próprio Král; o Espanyol apresentou uma oferta ao jogador para ficar, não à equipa alemã porque já sabe quanto tem de pagar, agora negoceia com o jogador. Apresentaram uma proposta de contrato longo, por quatro anos, mas o que falta de momento é esse acordo sobre o dinheiro, mas não só, também sobre algumas condições relacionadas com o salário do jogador como os prazos de pagamento e alguns termos. Está a ser negociado, Král transmitiu que gostaria de ficar mas é preciso encontrar uma solução a nível económico entre as partes. Ele gostaria de ficar em Espanha, e o Espanyol é a sua prioridade. Haverá mais reuniões. Há um clube espanhol de bom nível a perguntar pela sua situação, o rapaz tem mercado mas quer continuar no Espanyol, é preciso encontrar a solução sobre o salário e continua a ser negociado”.
Moretto ampliou a informação que avançou em primeira mão Javier de Haro sobre o interesse perico em Miguel Rubio, defesa central do Granada: “Confirmo que o Espanyol o quer contratar; dizem-me que já há contactos, uma negociação em curso. De Haro disse que estava fechado, disseram-me que não, mas sim encaminhado, é uma possibilidade real para o Espanyol a pensar no verão”.