Kylian Mbappé é o único jogador do Real Madrid com um objetivo individual claro na LaLiga 2024/2025. Com Courtois já fora da disputa pelo Zamora (troféu que Jan Oblak provavelmente conquistará pela sexta vez, um recorde), o francês é o único madridista com algo em jogo para a última rodada contra a Real Sociedad no Santiago Bernabéu. Embora Mbappé sempre tenha priorizado os títulos coletivos, nesta temporada terá que se contentar com reconhecimentos individuais devido ao desempenho inconsistente de sua equipe. O jogador de Bondy encerrará a campanha sem grandes títulos, mas o Pichichi e a Chuteira de Ouro podem amenizar uma primeira temporada na Espanha que ficou aquém das expectativas a nível de grupo.
O Pichichi Praticamente Assegurado
O atacante francês chegou a Sevilha com 28 gols no campeonato, três a mais que Robert Lewandowski, seu concorrente mais próximo. Mbappé ultrapassou o polonês no Clássico, onde marcou um impressionante hat-trick, relegando o atacante do Barcelona à segunda posição. O madridista ampliou sua vantagem contra o Mallorca na 36ª rodada, enquanto o jogador culé não conseguiu marcar.
No entanto, ele não faltou ao seu encontro com o gol na partida de ontem contra a equipe sevilhana. Embora tenha tido dificuldade em superar o goleiro Nyland. Apesar de jogar contra dez homens desde o minuto 12 e depois contra nove desde o início do segundo tempo, o Real Madrid lutou para abrir o placar. A equipe andaluza, com uma defesa compacta, conteve os ataques merengues até os minutos finais.
Mbappé persistiu em suas tentativas, e seu esforço foi recompensado aos 75 minutos. O `9` recebeu a bola na entrada da área, se ajeitou e chutou um potente remate rasteiro que o goleiro adversário não conseguiu deter. Minutos antes, a estrela madridista esteve perto de colocar sua equipe na frente, mas seu chute acertou a trave.
O atacante deixou o Sánchez Pizjuán com um gol crucial em sua conta. Ele alcança as 29 anotações na LaLiga e, com isso, o Pichichi está praticamente garantido. Lewandowski precisaria de quatro gols para empatar e cinco para superá-lo, o que parece altamente improvável.
A Chuteira de Ouro Também em Sua Mira
O Pichichi não é suficiente para Mbappé, que também tem a Chuteira de Ouro em mente, o prestigiado prêmio de artilheiro do futebol europeu. Ao contrário do reconhecimento nacional, o francês terá que se esforçar consideravelmente para conquistar esta distinção, pois atualmente não ocupa a primeira posição.
Kylian está a meio ponto de Viktor Gyökeres, o atacante do Sporting de Portugal, que lidera a classificação da Chuteira de Ouro com 58,5 pontos. Gyökeres não poderá aumentar sua contagem, pois o campeonato português já terminou. Mbappé, com 58 pontos, está a apenas um gol de superar o atacante sueco. Apesar de Gyökeres ter marcado 39 gols, dez a mais que o madridista até o momento, a Liga Portuguesa atribui apenas 1,5 pontos por gol, enquanto a LaLiga multiplica por 2.
Neste sábado, na partida contra a Real Sociedad, o jogador de Bondy buscará por todos os meios marcar aquele gol que lhe permitiria superar Gyökeres e assumir a liderança na classificação da Chuteira de Ouro. No entanto, um único gol pode não ser suficiente, já que Mohamed Salah o persegue de perto. O egípcio soma 28 gols, um a menos que Mbappé, mas a seu favor tem dois jogos restantes na Premier League. A disputa pelo título de artilheiro da Europa nesta temporada promete ser acirrada até o último segundo. Mbappé aspira à sua primeira Chuteira de Ouro.