McGinn 2.0: Aston Villa disputa com rivais da Premier League por maestro “subestimado” de £50 milhões
O Aston Villa está de olho no meio-campista Brais Mendez da Real Sociedad como possível reforço para janeiro. O clube disputa a contratação do jogador espanhol de 27 anos com o West Ham United.
Mendez tem contrato até 2028 com multa rescisória de £50 milhões. Nesta temporada, ele marcou 3 gols e deu 3 assistências em todas as competições atuando como meia-atacante ou meio-campista.
Na La Liga, Mendez criou 2 grandes chances e faz em média 1,1 passes decisivos por jogo, além de vencer 4,1 duelos. Isso demonstra sua contribuição tanto ofensiva quanto defensivamente.
O analista Ben Mattinson elogiou Mendez recentemente, dizendo que ele é “seriamente subestimado”. O espanhol poderia ser uma opção para rivalizar com o capitão John McGinn no meio-campo do Villa.
Curiosamente, McGinn é o terceiro jogador mais comparável estatisticamente a Mendez segundo o FBref. Nesta temporada, ambos têm números similares em gols+assistências (3), finalizações (18 vs 19), ações de criação de chutes por 90 minutos (2,68 vs 3,14) e desarmes (11 vs 10).
A contratação de Mendez aliviaria a pressão sobre os atuais meio-campistas do elenco. Com atributos semelhantes aos de McGinn, o espanhol poderia ser um investimento inteligente para reforçar o Aston Villa em janeiro.