Em uma entrevista recente à France Football, o ex-atacante do Manchester United, Lyon e Barcelona, Memphis Depay (31), falou sobre sua adaptação ao futebol brasileiro e sua primeira temporada no Corinthians, antes de sua segunda campanha pelo gigante de São Paulo. Após ingressar no clube em setembro de 2024, Depay destacou as grandes diferenças culturais entre o futebol brasileiro e o europeu.
“O mundo é maior que apenas a Europa”, disse o ex-atacante do Olympique Lyonnais, que chegou às semifinais da Liga dos Campeões com o Les Gones em 2020. “Na Europa, às vezes há uma tendência de jogar demais com a cabeça. Há cada vez mais regras, há equipes que às vezes jogam defensivamente, equipes que pensam muito. Às vezes isso mata o jogo. Aqui, nós nos divertimos e experimentamos emoções puras com o futebol de verdade.”
“Existem muitos jogadores muito fortes e rápidos. Jogamos em temperaturas muito altas”, disse Depay sobre os outros jogadores do campeonato brasileiro. “Taticamente, eles podem melhorar, essa é a única coisa. Mas, caso contrário, é muito físico. Durante noventa minutos, você tem espaço e nunca para. É futebol puro. Vai de um lado para o outro. Às vezes desacelera, depois acelera novamente, é complicado e até difícil de definir. É completamente diferente do que vemos na Europa.”
Após ingressar no meio da temporada anterior do Corinthians, Depay fez 13 jogos pelo seu novo clube e marcou oito gols no processo, enquanto o Timão conquistou o Campeonato Paulista há duas semanas contra o arquirrival Palmeiras.