Anúncio oficial: Inter e Milan, após resolverem as questões relativas à cláusula, apresentaram o famoso Docfap, ou seja, o documento de viabilidade que permitirá aos dois clubes milaneses adquirir o estádio San Siro e as áreas adjacentes ao complexo Giuseppe Meazza. O objetivo de ambos os clubes é concluir a aquisição até julho deste ano.
NÓ RESOLVIDO – O desejo do prefeito de Milão, Giuseppe Sala, foi atendido. Após a reunião de uma hora realizada ontem, ele aguardava uma proposta oficial dos clubes de Milão. Após a cúpula no Palazzo Marino, representantes da Oaktree e RedBird (pelo Milan, estiveram presentes o presidente Paolo Scaroni e o executivo Beppe Bonomi, enquanto pelo Inter estiveram Carlo Ligori e Katherine Ralph) chegaram a um acordo sobre a cláusula que definiria as consequências caso um dos clubes desistisse do negócio. Esta questão foi resolvida por Inter e Milan nas últimas 24 horas, o que permitiu a entrega oficial do documento de viabilidade à administração municipal de Milão.
DETALHES DO DOCUMENTO – A documentação para o projeto do estádio de 70.000 lugares, que o município deverá analisar integralmente, contém todos os detalhes relativos aos volumes de trabalho, o custo final para os clubes (mais de um bilhão), o impacto ambiental e os planos para refuncionalizar partes do atual San Siro – de acordo com as últimas informações, apenas a Curva Sul e a arquibancada à sua direita permanecerão. Ao entregar toda a documentação hoje, ambos os clubes pretendem concluir o processo antes que entre em vigor a restrição de 70 anos para o segundo anel (construído em 1955).
PRÓXIMOS PASSOS – As etapas do processo a partir deste momento preveem que, após a apresentação do documento de viabilidade, o município deverá analisar o caso. Em seguida, o caso passa para a conferência de serviços, que deverá ser concluída com uma declaração de interesse público. Lembramos que, caso o Docfap não tivesse sido apresentado, o Palazzo Marino estaria pronto para anunciar um concurso para a venda do estádio Meazza e das áreas, que em qualquer caso deverão manter a função desportiva, conforme definido no Plano Diretor de Gestão Urbana. As obras provavelmente começarão em 2027 e terminarão em 2030.
CONFIRMAÇÃO DE MAROTTA – Antes da partida da Liga dos Campeões contra o Feyenoord, o presidente do Inter, Giuseppe Marotta, em entrevista à Sky Sport, confirmou a posição do clube e o futuro compartilhado com o Milan: “Era necessário resolver algumas formalidades legais entre Milan e Inter, mas nada de sério, decidimos adquirir o estádio e as áreas adjacentes. Este é um passo importante para os clubes, que levará ao desenvolvimento destas áreas. Devemos agradecer à Oaktree, certamente será construído um novo estádio que atenda aos requisitos dos estádios modernos. Para os clubes italianos, os estádios representam um atraso em relação à Europa, nós em Milão queremos ser os primeiros a dar o exemplo para outros clubes italianos. O governo prometeu nomear um comissário especial para isso, como homem do futebol, estou orgulhoso deste progresso.”
DECLARAÇÃO CONJUNTA DE MILAN E INTER – Hoje, o documento de viabilidade do projeto para a construção de um novo estádio em San Siro e a melhoria da área adjacente foi entregue ao município de Milão. “AC Milan e FC Internazionale Milano apresentaram hoje ao município de Milão o DOCFAP, contendo uma proposta para a aquisição do estádio Giuseppe Meazza e das áreas adjacentes, bem como um projeto de viabilidade para a construção de um estádio moderno, integrado num projeto de regeneração urbana, no espírito de inovação, sustentabilidade e acessibilidade. A proposta, elaborada pelos melhores profissionais e especialistas do setor, é o resultado da visão estratégica dos proprietários de ambos os clubes e estabelece as bases para a implementação de um projeto que se tornará uma referência a nível internacional e trará benefícios significativos para a cidade de Milão e para os milaneses. Nos próximos meses, ambos os clubes se envolverão com o município para discutir e aprofundar os detalhes e elementos distintivos da proposta, com o objetivo de concluir o processo de aquisição até julho de 2025. O conceito final e o projeto executivo serão apresentados numa fase posterior e, portanto, não fazem parte da documentação apresentada hoje.”
NOTA DO MUNICÍPIO – “O município de Milão recebeu hoje do AC Milan e do FC Internazionale Milano o Documento de Viabilidade de Projetos Alternativos (DOCFAP) e a respectiva oferta de compra do estádio San Siro e da área adjacente. A administração municipal analisará a documentação apresentada e, em seguida, prosseguirá com o processo administrativo”.