O AS Monaco venceu o Olympique Lyonnais por 2 a 0, garantindo matematicamente a sua vaga na próxima temporada da UEFA Champions League, graças também aos tropeços dos seus rivais em outros jogos.
A Partida
O Lyon era um clube à beira do abismo e dividido no momento do pontapé inicial. As consequências de não se classificar para a próxima UEFA Champions League eram pesadas. Nesse contexto, o proprietário John Textor foi vaiado pelos torcedores visitantes do Lyon ao se dirigir para seu assento, e uma faixa de protesto contra o americano foi exibida na área dos visitantes.
No entanto, foi o OL quem começou melhor, e Philipp Köhn foi o goleiro mais solicitado nos primeiros 45 minutos. Ele negou Alexandre Lacazette de forma espetacular e Malick Fofana, desviando ambos os chutes bem colocados para fora. Lucas Perri teve um primeiro tempo mais tranquilo, mas se saiu bem ao fechar o espaço e negar Takumi Minamino, que havia sido lançado por Breel Embolo.
Foi um jogo que, apesar do que estava em jogo, especialmente para o OL, não havia engrenado. O início do segundo tempo também foi lento, mas o marasmo foi quebrado pelo gol de Takumi Minamino. Ele surgiu de uma cobrança de falta mal executada por Nemanja Matić. O Monaco aproveitou, com Maghnes Akliouche colocando o Monaco no ataque, passando para Minamino, que, sem ser desafiado, avançou para a área do Lyon e finalizou.
A vantagem foi duplicada seis minutos depois, quando o capitão Denis Zakaria desviou um cruzamento de Lamine Camara para o canto distante. O OL parecia derrotado e não conseguiu reagir. Köhn não foi mais testado, e o Monaco ficou feliz em simplesmente administrar o jogo e buscar um terceiro gol.
Sua vaga na próxima Liga dos Campeões foi confirmada graças às derrotas de OGC Nice, Lille OSC e RC Strasbourg Alsace. O Monaco terminará mais uma vez no pódio. O destino do Lyon está fora de suas mãos e eles precisam esperar por três outros resultados a seu favor para se classificar para a Champions League.
Notas dos jogadores do Monaco
Philipp Köhn – 7
Teve pouco a fazer no segundo tempo, mas foi valioso no primeiro, realizando duas grandes defesas em chutes de Lacazette e Fofana para manter o placar. Justificou a decisão de Adi Hütter de reintegrá-lo em detrimento de Radoslaw Majecki.
Caio Henrique – 5
Thilo Kehrer – 5
Wilfried Singo – 6
Jordan Teze – 6
Takumi Minamino – 6
Denis Zakaria – 7
Lamine Camara – 7
Combativo sem a bola, manteve o ritmo com a posse e recuou para permitir que o Monaco construísse e ganhasse domínio no primeiro tempo. Seu cruzamento para o gol de Zakaria foi suntuoso e digno de uma classificação para a Champions League.
Maghnes Akliouche – 5
Mika Biereth – 5
Breel Embolo – 5
Notas dos jogadores do Lyon
Lucas Perri – 5
Nicolás Tagliafico – 5
Moussa Niakhaté – 3
Clinton Mata – N/A
Substituído por Duje Caleta-Car (4) aos 21 minutos.
Ainsley Maitland-Niles – 5
Malick Fofana – 6
Tanner Tessmann – 5
Nemanja Matić – 3
Foi o culpado pelo primeiro gol do Monaco, o ponto de virada da partida. Sua cobrança de falta mal executada permitiu a transição que levou ao gol de Minamino. Foi substituído pouco depois, indo direto para o vestiário.
Jordan Veretout – 6
Thiago Almada – 6
O argentino foi excelente no primeiro tempo, escapando de espaços apertados, recuando e tecendo jogadas para ajudar o Lyon a ir para o ataque. Sua influência diminuiu significativamente no segundo tempo, pois o OL coletivamente teve dificuldades para igualar o clube do Principado.
Alexandre Lacazette – 5