Dom. Abr 20th, 2025

Mudança Tática no Chelsea? Maresca Considera Fernández no Lugar de Palmer

É justo dizer que o Chelsea não está rendendo o esperado no sistema de Enzo Maresca neste momento, mas tendo chegado às semifinais da Liga Conferência e estando na zona de classificação da Premier League, ainda há muito em jogo nas próximas semanas da campanha.

Terminar entre os cinco primeiros deve garantir uma vaga na Liga dos Campeões do próximo ano, e com os Blues em sétimo lugar, quatro pontos atrás do Manchester City, é crucial vencer o Fulham em Craven Cottage esta tarde.

O problema, claro, é que o Chelsea não venceu nenhum dos seus últimos nove jogos domésticos fora de casa, e os Cottagers perderam apenas quatro dos seus 16 jogos em casa nesta temporada.

Próximos Jogos do Chelsea na Premier League

Data

Adversário

Posição na Liga

20/04/25

Fulham (F)

04/05/25

Liverpool (C)

11/05/25

Newcastle (F)

16/05/25

Man United (C)

14º

25/05/25

Nott`m Forest (C)

Maresca escalou um time surpreendentemente forte contra o Legia Warsaw na quinta-feira, perdendo por 2-1 na noite, mas vencendo no agregado.

Não será fácil, mas os Blues simplesmente têm que garantir a vitória neste jogo.

Notícias da Equipe do Chelsea

Maresca confirmou durante sua coletiva de imprensa pré-jogo que Romeo Lavia está disponível para seleção após retornar de lesão e deve ser envolvido.

Wesley Fofana, Marc Guiu e Omari Kellyman permanecem ausentes por longo prazo, enquanto Mykhaylo Mudryk ainda não está disponível.

Pedro Neto e Noni Madueke foram para o banco de reservas nas quartas de final, mas Jadon Sancho deu uma assistência para o gol de Marc Cucurella e pode ter outra chance na lateral contra uma defesa estável do Fulham.

Jadon Sancho for Chelsea

Enzo Fernandez e Moises Caicedo foram ambos excluídos do elenco para o jogo de quinta-feira antes da partida deste fim de semana, e com ambos prontos, Maresca pode querer fazer uma jogada ousada e deixar Cole Palmer no banco pela segunda vez em quatro jogos da Premier League.

Por que Maresca Pode Deixar Palmer no Banco

Já se passaram 15 jogos em todas as competições desde que Palmer marcou pela última vez. Indiscutivelmente, ele é um dos melhores meio-campistas ofensivos da Europa, mas igualmente, ele está bem abaixo do seu melhor no momento.

Na temporada passada, o jogador de 22 anos era intocável, incomparável em seu estilo leve e com toque de Midas na frente do gol. Agora, ele parece frustrado enquanto as chances são desperdiçadas e a fluidez parece ausente.

O sol brilhará novamente para o internacional inglês, que Jamie Carragher da Sky Sports declarou `o melhor jogador da Premier League` em outubro, tendo começado a temporada com tanto brilho. Ainda assim, ele tem 14 gols e nove assistências em 31 jogos, dificilmente um número desprezível.

Palmer manteve um nível criativo impressionante na Premier League, ainda mostrando aqueles atributos impressionantes que lhe renderam tanto reconhecimento.

Chelsea-Cole-Palmer

De acordo com o Sofascore, o meio-campista tem uma média de 2,5 passes decisivos por jogo da liga (mais do que a média de 2,1 da temporada passada), vencendo 56% de seus duelos terrestres e criando 20 grandes chances, além disso.

No entanto, há outra joia de armador que pode ser liberada em uma nova função ainda hoje. Com Lavia combinando tão bem com Caicedo no início da temporada, Maresca pode muito bem querer mudar as coisas aqui.

Como Maresca Poderia Substituir Palmer

Poderia fazer bem a Palmer sentar-se contra o Fulham de Marco Silva, motivando-o a ter um impacto positivo quando for introduzido no segundo tempo.

O Chelsea não tem uma abundância de meio-campistas ofensivos centrais, e embora Neto pudesse desempenhar bem o papel atrás de Jackson, é Fernandez quem deveria ser autorizado a avançar para a área de Palmer.

enzo-fernandez-chelsea-premier-league

Fernandez passou por muitas emoções desde que se tornou o jogador de futebol inglês mais caro de todos os tempos em fevereiro de 2023, saindo do Benfica em um negócio de £ 107 milhões. Ele foi considerado uma `superestrela` pelo jornalista Roy Nemer, e está começando a provar tal elogio apesar das dificuldades de sua equipe.

O jogador de 24 anos evoluiu muito com seu timing e movimento na área de perigo, avançando para o espaço e usando os pés ou a cabeça para finalizar.

Principalmente a partir de uma função mais recuada, isso é bastante impressionante, especialmente quando se junta a isso o fato de que ele é um dos jogadores mais criativos da Premier League no momento.

Enzo-Fernandez-Palmer-Sancho-Chelsea

Para adicionar contexto a isso: durante março, nenhum jogador em toda a primeira divisão da Inglaterra criou mais grandes chances do que as oito de Fernandez, com o argentino prosperando em sua influente posição central.

De acordo com o FBref, o meio-campista de 1,78m está entre os 14% melhores meio-campistas da Premier League nesta temporada em participações em gols, os 8% melhores em ações de criação de chutes, os 13% melhores em passes tentados e os 11% melhores em passes progressivos por 90 minutos.

Claramente, ele tem as qualidades para desempenhar um papel mais avançado, e Maresca não tem medo de lhe dar uma chance. Quatro vezes já em 2024/25, Fernandez atuou como o camisa dez, marcando um gol e dando uma assistência.

Ele também não é de fugir das responsabilidades defensivas, ganhando 4,4 duelos e recuperando 4,3 bolas por jogo até agora. Escalá-lo à frente de Caicedo e Lavia pode compactar o meio-campo do Chelsea, mantendo o brilho de criação de jogo que Palmer oferece com tanta desenvoltura, mesmo quando as coisas não estão indo do seu jeito.

É uma prova da força do elenco do Chelsea que tal cenário seja sequer uma possibilidade, e pode ser exatamente o que Maresca quer impor para manter seus jogadores em alerta e tirar Palmer da linha de fogo.

By Rui Queirós

No coração do Porto, vive e trabalha Rui Queirós, um dos analistas desportivos mais perspicazes de Portugal. A sua profunda compreensão do futebol, futsal e râguebi permite-lhe criar conteúdos únicos sobre os aspectos táticos do jogo. Diariamente, analisa as últimas notícias do desporto mundial, com especial atenção às equipas portuguesas em competições internacionais. Rui desenvolveu a sua própria metodologia para avaliar a probabilidade dos resultados desportivos, ajudando os leitores a fazerem apostas mais informadas. A sua coluna semanal de previsões desportivas tem uma das maiores taxas de precisão do país.

Related Post