Ter. Jul 1st, 2025

Muniain, un amante del fútbol que rechazó a Arabia: "Me haces la putada de mi vida si tengo que irme allí"

Iker Muniain foi o protagonista do último episódio da série de documentários ‘Informe Plus+’, exibida no Movistar +. No documentário intitulado ‘Pibe Muniain’, o futebolista natural de Pamplona abre o jogo e partilha detalhes sobre decisões importantes do seu passado recente. Ele também mostra como é a sua nova vida na Argentina, a mais de 10.000 quilómetros de distância da sua amada Bilbao. Esta nova fase ao serviço do San Lorenzo de Almagro está a representar uma espécie de segunda juventude para o médio espanhol de 32 anos.

Na temporada passada, devido ao reduzido tempo de jogo sob o comando de Valverde no Athletic, Muniain tomou a difícil decisão de deixar o clube que foi a sua casa por 15 anos e atravessar o oceano. Fez as malas e aventurou-se na Argentina, motivado pela sua fascinação pelo futebol local e por tudo o que o rodeia. Muniain expressa satisfação com a sua escolha.

“O Athletic é o amor da minha vida”

O jogador navarro falou abertamente sobre os motivos que o levaram a sair do Athletic Club: “O Athletic é o amor da minha vida. Chegou o momento de dar um passo ao lado e permitir que as novas gerações avancem.” Ele continuou: “Depois de ter tido uma carreira muito longa no clube da minha vida, e de a poder terminar com a conquista da tão desejada Copa del Rey que tanto ambicionávamos, foi com grande pena que decidi afastar-me e dar espaço aos jovens que vêm aí.”

Ao abordar a sua saída de Bilbao, Muniain concluiu: “A decisão já estava praticamente tomada antes da final da Copa. Isso causou-me muito stress e inúmeras conversas com as pessoas que mais amo. Foi uma decisão extremamente difícil porque enfrentei algo que não queria encarar. Por isso, a final era a última oportunidade, a última bala.”

A escolha de jogar na Argentina

Iker Muniain também explicou por que decidiu jogar na Argentina, embarcando numa aventura tão distante de Espanha: “A muita gente a minha decisão de ir para a Argentina surpreendeu, mas era algo que eu carregava cá dentro. Sempre tentei guiar-me pelo que o coração me diz.”

O jogador de Pamplona declarou: “Temos de nos guiar pelo que sentimos por dentro, e o que me movia e me ilusionava era isto. O meu objetivo é desfrutar, fazer as pessoas desfrutar e conseguir algo importante com o San Lorenzo.”

“Se tiver que ir para a Arábia, estraga-me a vida”

Num excerto do documentário, Omar Rodríguez, representante de Muniain, revela que o jogador se mostrou relutante em relação a outras propostas de ligas exóticas que não fossem o futebol argentino. O agente contou: “Após duas videochamadas com um clube da Arábia, ele disse-me ‘se tiver que ir para qualquer um desses clubes, estraga-me a vida’. Qualquer uma das opções que tivemos era financeiramente superior às da liga argentina. Em junho, havia apenas 1% de hipóteses de ele acabar no San Lorenzo.”

Por fim, o atual jogador do San Lorenzo e uma lenda do Athletic Club definiu-se como “um amante do futebol e um romântico deste desporto. Sou uma pessoa muito apaixonada.”

By Tiago Mendonça

Tiago Mendonça vive na agitada Braga, onde mergulha diariamente no mundo do jornalismo desportivo. Com mais de 15 anos de experiência na cobertura de eventos desportivos em Portugal, desenvolveu um interesse particular pelo futebol e andebol, os dois desportos mais populares do país. Os seus artigos analíticos sobre previsões para jogos da Primeira Liga são regularmente publicados nas principais revistas desportivas. Tiago é conhecido pela sua capacidade de prever com precisão os resultados dos jogos, baseando-se numa análise detalhada de estatísticas e da forma atual das equipas. Além disso, apresenta um podcast popular sobre apostas desportivas, onde partilha informações privilegiadas e conselhos profissionais.

Related Post