Iker Muniain foi o protagonista do último episódio da série de documentários ‘Informe Plus+’, exibida no Movistar +. No documentário intitulado ‘Pibe Muniain’, o futebolista natural de Pamplona abre o jogo e partilha detalhes sobre decisões importantes do seu passado recente. Ele também mostra como é a sua nova vida na Argentina, a mais de 10.000 quilómetros de distância da sua amada Bilbao. Esta nova fase ao serviço do San Lorenzo de Almagro está a representar uma espécie de segunda juventude para o médio espanhol de 32 anos.
Na temporada passada, devido ao reduzido tempo de jogo sob o comando de Valverde no Athletic, Muniain tomou a difícil decisão de deixar o clube que foi a sua casa por 15 anos e atravessar o oceano. Fez as malas e aventurou-se na Argentina, motivado pela sua fascinação pelo futebol local e por tudo o que o rodeia. Muniain expressa satisfação com a sua escolha.
“O Athletic é o amor da minha vida”
O jogador navarro falou abertamente sobre os motivos que o levaram a sair do Athletic Club: “O Athletic é o amor da minha vida. Chegou o momento de dar um passo ao lado e permitir que as novas gerações avancem.” Ele continuou: “Depois de ter tido uma carreira muito longa no clube da minha vida, e de a poder terminar com a conquista da tão desejada Copa del Rey que tanto ambicionávamos, foi com grande pena que decidi afastar-me e dar espaço aos jovens que vêm aí.”
Ao abordar a sua saída de Bilbao, Muniain concluiu: “A decisão já estava praticamente tomada antes da final da Copa. Isso causou-me muito stress e inúmeras conversas com as pessoas que mais amo. Foi uma decisão extremamente difícil porque enfrentei algo que não queria encarar. Por isso, a final era a última oportunidade, a última bala.”
A escolha de jogar na Argentina
Iker Muniain também explicou por que decidiu jogar na Argentina, embarcando numa aventura tão distante de Espanha: “A muita gente a minha decisão de ir para a Argentina surpreendeu, mas era algo que eu carregava cá dentro. Sempre tentei guiar-me pelo que o coração me diz.”
O jogador de Pamplona declarou: “Temos de nos guiar pelo que sentimos por dentro, e o que me movia e me ilusionava era isto. O meu objetivo é desfrutar, fazer as pessoas desfrutar e conseguir algo importante com o San Lorenzo.”
“Se tiver que ir para a Arábia, estraga-me a vida”
Num excerto do documentário, Omar Rodríguez, representante de Muniain, revela que o jogador se mostrou relutante em relação a outras propostas de ligas exóticas que não fossem o futebol argentino. O agente contou: “Após duas videochamadas com um clube da Arábia, ele disse-me ‘se tiver que ir para qualquer um desses clubes, estraga-me a vida’. Qualquer uma das opções que tivemos era financeiramente superior às da liga argentina. Em junho, havia apenas 1% de hipóteses de ele acabar no San Lorenzo.”
Por fim, o atual jogador do San Lorenzo e uma lenda do Athletic Club definiu-se como “um amante do futebol e um romântico deste desporto. Sou uma pessoa muito apaixonada.”