Sem notícias de Iñaki Peña. Em Barcelona, a recuperação de Ter Stegen tem sido um dos pontos positivos recentes. O guarda-redes, que esteve gravemente lesionado no início da temporada, já está totalmente recuperado e o seu regresso aos relvados pode ser questão de dias. Ele já esteve na convocatória para jogos recentes, como contra o Real Madrid e o Inter, embora não tenha tido minutos.
O treinador Flick confirmou Wojciech Szczęsny como o guarda-redes para o que resta da Liga dos Campeões, descartando um possível regresso de Ter Stegen para uma hipotética final nessa competição. No entanto, para LaLiga, Flick não o desmentiu, chegando a sugerir que a sua grande oportunidade poderia chegar no próximo fim de semana, contra o Valladolid. Esta é uma excelente notícia para o alemão, mas dramática para Iñaki Peña, o atual terceiro guarda-redes, que parece ter sido esquecido pelo técnico alemão.
O Papel de Iñaki Peña
Historicamente, Iñaki Peña tem sido a opção de emergência no FC Barcelona. Após a lesão de Marc (Ter Stegen) em Villarreal, o guarda-redes formado na academia assumiu o papel na baliza azulgrana. Parecia, desta vez sim, a oportunidade de ser o titular fixo para o treinador durante toda a temporada, tal como aconteceu no Real Madrid com a lesão de Courtois e a titularidade de Lunin. No entanto, aos poucos, a situação complicou-se. Szczęsny chegou e tudo mudou, embora não drasticamente no início. O técnico alemão, que já tinha claro desde o princípio que `Tek` (Szczęsny) seria o seu guarda-redes para a temporada, quis realizar uma transição lenta com ambos os guarda-redes, tudo para alcançar o mesmo objetivo: escalar o polaco como titular este curso. E assim foi.
Em poucos meses, o guarda-redes formado no clube passou de estar perante a sua grande oportunidade a viver um pesadelo completo. Esquecido e sem minutos, nas últimas semanas, já se puderam ver vários gestos de Iñaki que confirmam que a relação entre treinador e jogador está quebrada. A última, a situação relatada pelos colegas do Mundo Deportivo e que envolveu o próprio Ter Stegen. O alemão, já integrado no grupo, teve de aproximar quase a empurrões o seu colega durante uma palestra técnica do treinador alemão, tudo durante um treino.
E é que o guarda-redes espanhol não está a passar nada bem com o papel que lhe está a caber. Acostumado durante muitos anos a estar à sombra de Ter Stegen e apesar de, quando este faltou, Iñaki ter respondido, esta situação acabou por esgotar a paciência de um jogador da base que vê como, pouco a pouco, se vai fechando a porta das oportunidades em Can Barça, a ponto de estar mais perto de sair do que de ficar.
As Opções de Iñaki Peña
O guarda-redes azulgrana, inevitavelmente, já pensa no seu futuro para a próxima temporada. Em Espanha, surgiram várias opções de renome para o guarda-redes, segundo vários meios nacionais. As duas que soam com mais força estão em Vigo e Sevilha. Na primeira, o clube celeste estaria interessado em garantir o guarda-redes para o próximo curso. O seu atual guarda-redes, Guaita, tem 38 anos e termina contrato no final desta temporada e, apesar de quererem que ele continue, tudo parece indicar que acabará por sair. Enquanto isso, o Sevilha é outro dos clubes interessados. Em qualquer caso, parece que estamos perante as últimas semanas de Iñaki Peña como jogador do FC Barcelona.