Ter. Abr 22nd, 2025

Não só DCL: “Guerreiro” de £55k/semana do Everton está acabado e não começará novamente

O Everton pode ter perdido contra o Manchester City no fim de semana, mas jogou bem e continua a parecer muito melhor do que a confusão desorganizada que levou Sean Dyche a demitir-se em Janeiro, depois que o Grupo Friedkin assumiu a propriedade.

David Moyes estará encantado com o trabalho que tem feito desde que regressou ao comando em Janeiro, quase 12 anos depois de deixar a sua dinastia em Goodison Park para assumir o cargo no Manchester United.

Os adeptos estão certamente felizes, animados com o impacto do escocês enquanto ele se prepara para liderar os Toffees para um novo capítulo em Bramley Moore.

Everton manager David Moyes

David Moyes, treinador do Everton

Houve um tempo em que o Everton estava desprovido de esperança, mas esse já não é o caso. A TFG deverá dar a Moyes financiamento para reforçar o plantel neste verão, mas mais do que algumas estrelas deverão sair para abrir espaço.

O avançado de longa data Dominic Calvert-Lewin está entre eles.

Futuro de Dominic Calvert-Lewin no Everton

Calvert-Lewin pode estar no Everton há muito tempo, tendo assinado pelo Sheffield United num negócio de £1,5 milhões em 2016. Mas tudo tem um fim, e Moyes está preparado para o deixar sair nos próximos meses, enquanto coloca a sua própria marca na sua equipa.

Everton striker Dominic Calvert-Lewin

Dominic Calvert-Lewin, avançado do Everton

O jogador de 28 anos está de facto sem contrato neste verão e o Everton tem sido associado a uma série de avançados enquanto se prepara para cortar laços.

O sucesso de Beto em marcar golos atenuou as dificuldades do internacional inglês, mas não é bom para Calvert-Lewin a nível pessoal, pois Moyes dificilmente ficará impressionado com o seu retorno de três golos em 2024/25, tendo falhado uns impressionantes 13 grandes oportunidades, de acordo com o Sofascore.

Com 57 golos na Premier League no seu currículo, Calvert-Lewin fez mais do que a sua parte. Mas as lesões, as consequentes inconsistências e os seus altos ganhos confirmaram que a decisão de separar caminhos seria a correta neste verão.

Ele não é o único.

Veterano do Everton chegou ao fim

O Everton deverá substituir uma série de jogadores da primeira equipa no mercado de transferências neste verão, com até 15 em fim de contrato.

Seamus Coleman junta-se a Calvert-Lewin nessa lista e, tal como o ponta de lança, deve ser autorizado a sair enquanto o Everton entra numa nova era.

Everton defenders James Tarkowski and Seamus Coleman

James Tarkowski e Seamus Coleman, defesas do Everton

O homem mais experiente do plantel dos Toffees, o Everton contratou um Coleman adolescente ao Sligo Rovers, da sua terra natal, por uma quantia surpreendente de £60.000, um dos maiores negócios da história moderna do Everton.

Agora com 36 anos, ele fez uma série de jogos, mas apenas quatro foram nesta temporada, com Coleman a jogar pela última vez no Boxing Day.

Dado que ele ainda nem sequer jogou durante o segundo mandato de Moyes, permanecendo como suplente não utilizado em cinco dos últimos seis jogos do Everton na primeira divisão, parece certo que as duas partes se separarão finalmente quando o seu contrato de £55k por semana expirar neste verão.

Recorde de jogos pelo Everton (jogadores ativos)
# Jogador Jogos
1. Seamus Coleman 426
2. Jordan Pickford 314
3. Dominic Calvert-Lewin 269
4. Michael Keane 227
5. Idrissa Gueye 206
Estatísticas via Transfermarkt

Coleman fez a sua parte ao longo de uma década e meia de serviço, e também não está a ir mal nos rankings de todos os tempos, sexto nos gráficos de todos os tempos. Não há dúvida de que Coleman é uma “lenda do clube”, mesmo que seja um apelido que ele refuta.

`Lenda do clube? Não para mim. Porque na minha opinião, é preciso ter ganho algo num clube de futebol para ser uma lenda do clube. Serei alguém que jogou trezentos ou quatrocentos jogos para sempre, mas lenda do clube, não aos meus olhos.` – Coleman sobre o seu estatuto no Everton.

Elogiado como um `guerreiro` pelo antigo treinador Frank Lampard, Coleman é de facto um esteio no Everton, mas parece apropriado de certa forma que ele deva fechar a porta à sua histórica jornada em Merseyside enquanto Goodison Park se prepara para fechar as catracas pela última vez.

Seamus Coleman-Everton-Throw in

Seamus Coleman em ação pelo Everton

Jake O`Brien é agora o craque na lateral-direita, e talvez Moyes procure um defesa lateral mais convencional para competir com ele neste verão.

Aconteça o que acontecer, é hora de Coleman se despedir.

By Rui Queirós

No coração do Porto, vive e trabalha Rui Queirós, um dos analistas desportivos mais perspicazes de Portugal. A sua profunda compreensão do futebol, futsal e râguebi permite-lhe criar conteúdos únicos sobre os aspectos táticos do jogo. Diariamente, analisa as últimas notícias do desporto mundial, com especial atenção às equipas portuguesas em competições internacionais. Rui desenvolveu a sua própria metodologia para avaliar a probabilidade dos resultados desportivos, ajudando os leitores a fazerem apostas mais informadas. A sua coluna semanal de previsões desportivas tem uma das maiores taxas de precisão do país.

Related Post