Neal Maupay: O futebolista francês que abraçou a cultura dos dardos ingleses
Neal Maupay, que passou sete anos jogando na Inglaterra, adotou aspectos da cultura esportiva local, refletindo sua personalidade confiante e às vezes provocadora em campo. Após marcar seu primeiro gol do ano na vitória por 5-1 do Marseille sobre o Le Havre, o francês celebrou com uma referência aos dardos, sendo acompanhado por seus companheiros de equipe.
Fã dedicado do esporte, Maupay estava claramente aludindo ao recente Campeonato Mundial de Dardos de 2025, onde Luke Littler, aos 17 anos, tornou-se o mais jovem campeão mundial da modalidade. “Assisti o campeonato inteiro? Claro que sim! Na Inglaterra, isso faz parte da cultura. É preciso assistir, o ambiente é incrível”, disse Maupay após a partida.
Anteriormente, a celebração de dardos de Maupay foi motivo de atrito com James Maddison, do Tottenham Hotspur, na Premier League. Na temporada passada, após marcar pelo Brentford contra o Tottenham, Maupay imitou o gesto de arremessar um dardo, celebração característica de Maddison. Isso levou a um desentendimento entre os jogadores, que continuou após o apito final.
Maddison comentou: “Ele não marcou gols suficientes para ter sua própria celebração”. Maupay retrucou: “Tenho mais gols e menos rebaixamentos na minha carreira do que James Maddison”.